compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
De acordo com informação do Ipem-SP, em Franca foram constatadas duas balanças com erro superior ao tolerado pelas normas.
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo integrou no período de 15 a 31 de julho, a operação Vigilância de Mercado, com foco na verificação de IPNAs (instrumentos de pesagens não automáticos), popularmente conhecidos como balanças.
Nesta ação, foram fiscalizadas as localizadas em padarias e restaurantes no comércio da capital e interior do estado.
De acordo com informação do Ipem-SP, em Franca foram constatadas duas balanças com erro superior ao tolerado pelas normas.
Porém, não houve nenhuma irregularidade: as balanças estavam pesando em favor do consumidor.
A partir da fiscalização, as balanças foram adequadas às normas do Inmetro, aplicadas pelo Ipem-SP, e poderão ser utilizadas pelo prazo de um ano.
O Instituto não revelou os nomes dos estabelecimentos.
Ao todo foram verificadas 834 balanças em todo o interior do Estado, sendo 821 (98%) aprovadas, em 300 estabelecimentos de pequeno, médio e grande porte.
Os 2% de produtos irregulares, detectados em 13 locais, referiam-se ao IPNA com plano de selagem violado que permitia acesso ao instrumento, ausência de informação do preço a pagar pelo quilograma de pão francês, pão francês comercializado por unidade, falta de informativo (tara) do recipiente, erros acima dos permitidos no peso do recipiente (prato), divergência no valor da tara mencionado na balança em relação ao constatado no prato, IPNAs sem as inscrições obrigatórias aplicáveis, ausência do preço do pão francês, sem informações da tara, erro na tara, sem inscrições obrigatórias.
Vale lembrar que estabelecimentos que comercializam pães e alimentos a peso devem ter um cartaz informativo em local visível para o consumidor indicando o valor da “tara” ou “peso do recipiente” e que deverá ser o mesmo indicado na balança.