Abono dos professores do Estado de SP deve começar a ser pago no próximo dia 24

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 20 de dezembro de 2021 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Todos os profissionais do quadro do magistério com exercício efetivo no ano de 2021, efetivos ou não, receberão o benefício

Caso não tenha trabalhado o ano todo, os professores receberão um valor proporcional ao seu tempo na rede

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo publicou no sábado (18) o decreto nº 66.351, que regulamenta o pagamento de abono aos professores da rede estadual. A primeira parcela pode ser paga em até cinco dias úteis após a publicação. Desse modo, os professores podem começar a receber o abono na véspera de Natal (24).

O pagamento do abono havia sido anunciado em outubro pelo governador João Doria, mas só foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e publicado no Diário Oficial do estado no dia 13 de dezembro (lei complementar 1.363/21).

Segundo o  portal noticias.r7, os professores estão sem reajuste salarial nos últimos anos. Nesta semana, o governo anunciou um reajuste salarial de até 73% para os professores.

“Já estamos na reta final, e falta pouco para o pagamento. Eu sei que o professor fica ansioso, pois são muitas etapas desde o anúncio, passando pela aprovação da lei na Alesp e pela sanção, e agora o decreto, mas isso é para que tudo seja feito de forma correta e ninguém seja prejudicado no caminho”, disse o Secretário da Educação, Rossieli Soares.

Abono não está atrelado a metas

O pagamento do abono salarial tem por objetivo cumprir o novo mínimo de 70% de gastos de pessoal, do Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em caráter excepcional e transitório.

Diferentemente do bônus, o pagamento do abono salarial não está atrelado a metas e não será incorporado aos vencimentos. Trata-se de uma medida excepcional para o ano de 2021.


+ Educação