A forma de armazenar os alimentos faz toda a diferença para conservá-los

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de junho de 2016 às 14:52
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Não são todos os produtos devem ficar na geladeira, podendo até estragar mais rapidamente

Normalmente, guardamos alimentos na geladeira acreditando que sua conservação será mais apropriada, porém nem sempre é o que acontece.

O que pouca gente sabe é que o armazenamento incorreto de todos os itens alimentícios tem um grande impacto no sabor e na textura, podendo estragar o produto mais rápido, ou mesmo tornando-o impróprio para consumo.

Para que isso não aconteça é preciso respeitar as particularidades de cada tipo de alimento no que compete à sua conservação e armazenamento.

Confira algumas dicas úteis:

  • Alho: o lugar ideal para guardar o alho é em local seco e fresco. Na geladeira ele pode mofar ficar borrachudo e até brotar. Se você descascou e cortou e não vai usar, pode armazenar na geladeira em um recipiente fechado.
  • Banana: quando a banana não está madura e colocamos na geladeira a fruta não amadurece e sua casca fica escura, portanto opte por deixá-la na fruteira.
  • Batata: você já pegou uma batata e na hora de descascar viu que ela estava com brotos? Para evitar que isso aconteça, guarde as batatas na fruteira ou na despensa. Para retardar mais ainda o processo de germinação e fazer com que a sua batata fique em boas condições por mais tempo, enrole um saco de papel ou coloque-as junto das maçãs, que emite uma grande quantidade de gás etileno e impede o nascimento de brotos.
  • Cebola: ambientes úmidos como a geladeira fazem com que a cebola estrague rapidamente. Ela precisa ser mantida em um ambiente fresco, portanto o melhor local para colocá-la é na despensa. Uma vez descascada e cortada, ela pode ser colocada na geladeira dentro de um recipiente fechado.
  • Ervas: para deixa-las fresca por mais tempo, mantenha longe do sol e envolva a erva em um plástico para mantê-la úmida.
  • Folhas e verduras: para manter estes alimentos frescos por mais tempo, embrulhe um papel alumínio em volta deles e coloque na geladeira. Caso armazenado em lugares secos e com pouca ventilação, elas podem murchar e estragarem por perderem água.
  • Pão: se você não comer os pães que sobraram no saquinho o certo é guardar no congelador, não no refrigerador, pois ele resseca os pães rapidamente.


+ Saúde