A forma certa de guardar a manteiga: deve-se ou não colocá-la na geladeira?

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 22 de agosto de 2023 às 17:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Manter a manteiga refrigerada é fundamental para a sua saúde e para desfrutar do sabor completo deste delicioso alimento

Não há nada mais saboroso do que um pedaço de pão quente com manteiga derretendo por cima. A manteiga é um item básico em muitas cozinhas, mas o seu armazenamento adequado é fundamental para manter a sua qualidade e sabor.

Tire todas as suas dúvidas sobre o armazenamento e a degustação da manteiga.

Deixar a manteiga fora da geladeira pode parecer uma boa ideia para mantê-la sempre pronta para passar no pão, mas essa prática pode trazer riscos à saúde. A composição da manteiga, que inclui 82% de gordura láctea, 16% de água e 2% de sal e aromatizantes, requer cuidados especiais de armazenamento.

O perigo de manter fora da geladeira

Quando deixada fora da geladeira, a manteiga se torna um terreno fértil para fungos e bactérias, que podem causar sabores amargos e odores desagradáveis.

Para evitar esses problemas, é importante mantê-la refrigerada a uma temperatura de 0 a 5°C, que impede a proliferação desses microorganismos. Se a manteiga ficar fora da geladeira por mais de duas horas, estará suscetível a contaminação.

Margarinas e maioneses também devem ser refrigeradas

Assim como a manteiga, a maionese e a margarina também devem ser armazenadas na geladeira. A maionese contém ingredientes perecíveis, como ovos e creme de leite, que podem estragar rapidamente se não forem mantidos em baixa temperatura.

A margarina, apesar de conter mais aditivos químicos e passar por um processo de hidrogenação, também é suscetível à contaminação por bactérias. Mesmo que a aparência da margarina não mude muito em temperatura ambiente, isso não significa que ela esteja livre de bactérias.

Dicas para degustar a manteiga amolecida

Agora que você sabe que a manteiga deve ser armazenada na geladeira, talvez esteja se perguntando como deixá-la mais macia e fácil de espalhar.

Veja algumas dicas. Uma opção é retirar a manteiga da geladeira meia hora antes de usar, para que ela fique mais amolecida e na textura ideal. Se precisar de uma solução mais rápida, você pode levar a manteiga ao micro-ondas, aquecendo-a em intervalos de 5 segundos até atingir a consistência desejada.

Segundo o portal Informe Brasil, manter a manteiga refrigerada é fundamental para a sua saúde e para desfrutar do sabor completo deste delicioso alimento. Então, guarde sempre a sua manteiga na geladeira e siga as dicas para degustá-la da melhor forma possível!


+ Casa e Decoração