compartilhar no whatsapp
compartilhar no telegram
compartilhar no facebook
compartilhar no linkedin
O cachorro adulto ou filhote aprende a fazer xixi no lugar certo, sim. Especialistas em adestramento ensinam como treiná-los.

Educar um cachorro para fazer xixi no lugar certo é uma missão desafiadora, mas é possível e a qualquer idade.
Especialistas ensinam que o ideal, claro, é começar a ensinar quando ainda é um filhote, mas os cães adultos também conseguem aprender. Porém, avisam: já grandinhos, o processo é mais demorado.
Inicialmente, há uma dica unânime: nada de broncas nem punições severas demais. Atitudes assim não ensinam, apenas confundem e o cãozinho não aprende. Veja as melhores dicas.
Adultos e filhotes
Tanto os dogs adultos como os filhotes escolhem os lugares para suas necessidades pelo olfato (cheiro), praticidade e distância da comida. Os filhotes, por não terem vícios de comportamento, aprendem logo. Já os adultos, levam mais tempo.
Há, ainda, uma diferença entre os castrados e os que já passaram pelo procedimento. Os não castrados têm necessidade de “marcar território”, então são mais difíceis de serem treinados, mas ainda assim, é possível.
Os castrados “perdem o instinto” por isso assimilam melhor o adestramento.
Reforço e recompensa
Os especialistas seguem os princípios da psicologia comportamental humana: do reforço aos atos positivos e da recompensa. Para eles, os animais compreendem bem essa orientação. Recompensar o cãozinho sempre que ele urinar no local correto reforça a atitude correta por parte do animal.
Também parabenizá-lo quando “acertar” com um petisco é válido, segundo especialistas Chemitec.
Dicas para o xixi certo
Colocar tapetes higiênicos ou jornais em vários locais da casa;
Se o dog fizer xixi no lugar errado, leve-o até o banheiro, ele entenderá que existem locais para essa função;
Retirar tapetes da casa: cachorros têm instinto de urinar em locais fofinhos e quentinhos;
Direcione o cão para um único banheiro da casa, não mais de uma opção;
Regular a rotina do bichinho: horários determinados para cada atividade, assim compreenderá que há hora para tudo;
Segundo o portal Só Notícia Boa, também é preciso dispor os pratos de alimentação e água em locais diferentes dos destinados ao cocô e xixi;