A barba é um dos lugares mais sujos do corpo, sabia? Aprenda a cuidar bem da região

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 23 de julho de 2022 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A quantidade de bactérias fecais encontradas na barba pode ser maior que as presentes no vaso sanitário, o que pode ser prejudicial à saúde

Durante muito tempo, os pelos no rosto foram vistos como um símbolo de masculinidade, virando até tendência – foto Freepik

 

Há quem considere a barba masculina como a maquiagem do homem. Durante muito tempo, os pelos no rosto foram vistos como um símbolo de masculinidade, virando até tendência.

Contudo, de acordo o microbiologista John Golobic, a quantidade de bactérias fecais encontradas na barba pode ser maior que as presentes no vaso sanitário, o que pode ser prejudicial à saúde.

Confira dicas de como cuidar da região e deixá-la não apenas limpa, mas bonita. A dermatologista Adriana Isaac, explica os riscos que os pelos da região podem representar.

“Todas as áreas pilosas (com pelos) do corpo podem acumular sujeira, além de ter maior concentração de glândulas sebáceas, o que favorece a proliferação de bactérias e fungos”.

“Se não higienizada adequadamente, pode gerar odor, infecções ou inflamações, como foliculite e micoses”, informa Adriana.

Alguns cuidados simples podem evitar complicações. O dermatologista Erasmo Tokarski, alerta para o hábito prejudicial de ficar passando as mãos na área o tempo todo.

O médico esclarece que o mais indicado é aparar os pelos. “O correto é barbear-se diariamente, inclusive usando cremes espumantes para cortar e, depois, loções pós-barba”, explica.

Àqueles que não abrem mão da barba, não precisam se preocupar. Erasmo ensina alguns cuidados que se seguidos a risca, vão garantir uma pelugem saudável.

“A barba tem que ser lavada pelo menos duas vezes ao dia. Água, sabonete e shampoo são necessários, independentemente do tamanho da barba. Deve-se ter o mesmo cuidado com o bigode”, emenda Tokarski.

O médico salienta que a limpeza é importante para quem deseja uma barba maior.

A dermatologista Adriana Isaac completa com uma dica: “Sugiro os shampoos ou sabonetes de bebê, ou específicos para região da barba, que tem muitas opções mais perfumadas”, finaliza.

*Informações Metrópoles