Aprenda a evitar a queda de cabelo na quarentena com dicas práticas – veja aqui

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 8 de maio de 2020 às 16:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:42
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estresse, natural em tempos de pandemia, influencia tanto o bem estar quanto na aparência da pele e do cabelo

​Além da fase de adaptação, o estresse, fator natural em tempos de pandemia em que vivemos, influencia tanto no nosso bem estar quanto na aparência da pele e do cabelo. 

Segundo Ana Carina Junqueira, médica especializada em tricologia clínica e pesquisa, em São Paulo, as quedas de cabelo aumentaram nesse período. 

“Atualmente, por causa da pandemia, as queixas por queda de cabelos aumentaram três vezes mais do que o habitual”, diz. 

Alimente-se bem:

Para começar, mantenha uma boa rotina alimentar. “É importante fornecer um grande estoque de matéria prima aos seus fios. Ele precisa necessariamente de mineral e proteína, que são sua base de formação e ajudam o cabelo a se tornar mais resistente à queda precoce”, explica.

Aposte no chá de maçã: 

Além da alimentação rica em matéria prima, em tempos de pandemia, uma dica acessível seria a receita caseira do chá de maçã, que é uma grande aliada no combate à queda. 

“Misture cerca de 200ml de água com três cascas de maçã e bata no liquidificador. Depois, coe e aplique no couro cabeludo 30 minutos antes da lavagem”, diz. 

Segundo a médica, o chá contém ação anti-inflamatória e antioxidante, com isso, protege o couro cabeludo.

Cuide do couro cabeludo: 

A lavagem diária dos fios é indicada para evitar inflamações, assim como o uso de produtos adstringentes e fortificantes específicos para o couro cabeludo – esfoliantes e tônicos são uma boa opção. 

“Enquanto os esfoliantes ajudam na remoção de resíduos e excesso de oleosidade (já que a pele suja e oleosa do couro cabeludo não consegue absorver os nutrientes), os tônicos são soluções que estimulam o bulbo capilar e a circulação local e trazem mais nutrientes para o folículo piloso, ajudando no crescimento de novos fios”, diz a tricologista. 

No entanto, Ana alerta que esses produtos devem ser utilizados com a orientação de um profissional médico, onde será indicado o cosmético e tônico ideal para o tipo de queda precoce. 

“Cosméticos generalizadamente bons que poderão evitar a queda são constituídos por antioxidantes naturais, como resveratrol, chá verde e óleos essenciais”, completa.