Late Harvest ou Colheita Tardia

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 2 de fevereiro de 2016 às 08:06
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Já ouviu falar ou tomou algum vinho com o nome no rótulo de Late Harvest ou Colheita Tardia???

Se sim, vai concordar comigo que foi uma experiência diferente ao se tratar de vinho e bem agradável…. doce… mas com delicadeza.

Este tipo de vinho é feito com uvas que foram colhidas depois do tempo normal de colheita. A uva é deixada na videira onde murcha (perdendo água) parcialmente, o que apura o açúcar da fruta deixando mais doce, mas com boa acidez, o que não deixa um sabor enjoativo.

Na produção deste vinho geralmente é usado o mesmo processo dos outros vinhos brancos, mas mesmo assim ainda fica o açúcar residual.

São vários os países onde se produz este vinho, mas os mais famosos são os franceses e os alemães. Também encontramos estes vinhos no Brasil, Chile, Africa do Sul e Austrália.

As variedades de uvas mais usadas em vinhos de Colheita Tardia são: Furmint, Gewürztraminer, Sauvignon Blanc, Sémillon e Riesling.

Estes vinhos são ótimos se bebidos gelados e harmonizados com queijos como Gorgonzola e Roquefort, ou durante a sobremesa … Mesmo sozinho apreciando um bom momento.

Alguns vinhos Late Havest merecem um capítulo a parte… é o caso dos Botrytizados da França e o húngaro Tokaji. É o que vamos conversar no próximo post.

Até lá…


+ zero