Serviço no portal do Detran-SP é caminho rápido para regularizar o veículo; atualização é instantânea após a quitação dos débitos
O mês de agosto dá continuidade ao calendário oficial do licenciamento de veículos no Estado de São Paulo, com placas de final 3 e 4.
No mês de julho, foram licenciados veículos com placas de final 1 e 2 que, juntos, somam 2,8 milhões de unidades já regularizadas.
Do total da frota ativa estadual, de 27,6 milhões, mais de um terço já foi licenciado, o que corresponde a 10,5 milhões de veículos. O período de licenciamento obrigatório vai até dezembro, com a distribuição das placas pelo final.
A forma mais rápida de licenciar épelo portal do Detran-SP, em que o serviço pode ser concluído em poucos minutos.
O site do Detran-SP regulariza licenciamentos anteriores
Pelo site, também é possível verificar débitos, pagar multas pendentes – inclusive via Pix – e regularizar o licenciamento de anos anteriores, se necessário. Para concluir o processo, é preciso quitar eventuais multas de trânsito e o IPVA, informar o número do Renavam e pagar a taxa de licenciamento de R$ 174,08.
Após o pagamento, o documento digital do veículo (CRLV-e) pode ser baixado ou impresso em papel comum pelo portal do Detran-SP, do Poupatempo ou da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), além dos aplicativos Detran-SP, Poupatempo Digital e da CNH do Brasil.
O documento pode ser salvo no celular ou mantido impresso. Neste ano, a atualização do documento é instantânea.
Também é possível pagar em bancos conveniados, por internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico. Caso o licenciamento não esteja disponível para pagamento, o proprietário deve verificar a existência de impedimentos, como multas ou débitos pendentes, ou bloqueios administrativos ou judiciais.