Jogo das Estrelas terá quadra moderna de LED, igual na abertura dos Jogos Olímpicos

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 23 de março de 2026 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Liga Nacional de Basquete destaca que iluminação moderna não é só questão de estética

A quadra de LED será uma das grandes atrações do Jogo das Estrelas do Novo Basquete Brasil 2026, no dia 28 de março, no Ginásio do Ibirapuera.

Inédita em eventos esportivos na América Latina, a tecnologia transforma o piso em um ambiente digital interativo, unindo esporte e entretenimento em tempo real.

Inspirado em grandes produções internacionais, como a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 em Pequim, o sistema cria uma experiência imersiva que reage ao ritmo da partida e às apresentações.

Ao todo, serão mais de 600 m² de estruturas de LED, incluindo a quadra, painéis ao redor e um cubo central.

A operação envolve cerca de 40 toneladas de equipamentos, transportados em oito carretas, e mobiliza aproximadamente 100 profissionais durante cinco dias de montagem. A estrutura é formada por 2.424 módulos de LED interligados.

Modernidade

Apesar do apelo visual, a quadra atende às exigências do alto rendimento, com superfície antiderrapante, antirreflexo e resistente à água.

Segundo o diretor técnico da Liga Nacional de Basquete, Paulo Bassul, testes com atletas comprovaram a qualidade do piso. “Atendeu ao que precisávamos.

É um evento que une competição e entretenimento, e a novidade contempla os dois aspectos”, afirmou.

Entre os jogadores, a novidade foi bem recebida. O armador Vitinho Brandão destacou a semelhança com o piso tradicional e comparou a experiência a um videogame. “É diferente, mas muito natural. Combina com o clima de festa do evento”, disse.

Símbolo de inovação, a quadra de LED reforça o momento de expansão do NBB, prometendo um espetáculo dentro e fora das quatro linhas.


+ Basquete