Para o Sesi Franca, a vitória pode fazer o time desgarrar e ampliar sua vantagem na ponta da tabela na casa de um rival histórico.
3º colocado, o Flamengo, do ala argentino Alex Negrete, joga em casa, no Maracanãzinho, nesta rodada do NBB (Foto: Maurício Moreira)
O maior duelo do basquete nacional estará na tela da N Sports e valendo muito mais do que pontos na tabela. É o Mengão encarando o Rolo Compressor, um duelo dos últimos campeões do NBB.
A temporada 2025/26 do NBB tem mais um capítulo de um duelo histórico que promete muito nesta quinta-feira, dia 19 de fevereiro, às 19h (horário de Brasília), quando o Flamengo Basquete receberá o Sesi Franca Basquete no ginásio do Maracanãzinho em um confronto de dois times da parte de cima da tabela do NBB, com transmissão ao vivo pela N Sports (YouTube, Fast TV e TV por assinatura) para curar a ressaca de carnaval na avenida.
A transmissão ao vivo pela N Sports vai ficar de olho em todos os lances, viradas, momentos decisivos e destaques individuais. Gerson Júnior narra, Arthur Salazar comenta e Fabrício Crepaldi faz as reportagens in loco sobre a partida que promete ser uma grande disputa pela liderança no mais alto nível do basquete nacional.
No meio do segundo turno, o objetivo do Rubro-Negro é voltar ao topo da tabela.
O Flamengo está em terceiro lugar e já está classificado com antecedência aos playoffs, mas luta para retomar o primeiro posto, que representa ter vantagem de mando de quadra em todas as fases que avançar. São21vitórias em 26 partidas, com 80,8% de aproveitamento.
Sem seu principal jogador, o armador da Seleção Alexey Borges, o Flamengo vem de cinco derrotas nos últimos seis jogos, incluindo eliminação na Copa Super 8 e dois resultados negativos na BCLA.
Parecia ensaiar uma recuperação no NBB, ao vencer o São José (79 a 70) no dia 13 de fevereiro, assumindo a ponta. Porém, voltou a sofrer um revés contra o Rio Claro, fora de casa, na última rodada (93 a 87) e desceu dois degraus na classificação. O Mengão é o maior campeão da história, com sete conquistas sendo quatro de forma consecutiva.
O ala/armador Georginho é líder das estatísticas do Franca no NBB 2025/26 (Foto: Wallace Lima/BFR)
Já o Franca tem os mesmos objetivos dentro do NBB. Atual tetracampeão, o Rolo Compressor quer justificar o apelido e buscar o inédito pentacampeonato seguido.
O time francano assumiu a liderança com a vitória na última rodada contra o Botafogo (88 a 66), fora de casa. Com 81,5% de aproveitamento e 22 vitórias em 27 partidas,a equipe do interior paulista também já está classificada com antecedência aos playoffs.
Assim como o rival, sofreu eliminação na semifinal da Copa Super 8, teve uma vitória e uma derrota na última janela da BCLA e está classificado para as quartas de final da competição continental. Em território nacional, vem de três vitórias em sequência, contra Minas, Cruzeiro e Botafogo.
No Flamengo, o ala argentino Alex Negrete está em sua primeira temporada no NBB e assumiu o protagonismo com a ausência de Alexey.
É o principal pontuador, 14,2 pontos de média, terceiro em rebotes (4,2) e segundo em eficiência (15,0). O Rubro-Negro promete muitos pontos, já que é a segunda equipe que mais pontua por partida (87,08).
Maior pontuador
Do lado do Franca, o ala/armador da Seleção, Georginho de Paula, está em sua 11ª temporada de NBB, a quarta no time francano em sua segunda passagem.
Pela segunda temporada seguida é o principal destaque do Rolo Compressor, liderando as principais estatísticas do time, mesmo ficando de fora em alguns jogos da temporada. É o maior pontuador do time (16,4), maior reboteiro (9,0), maior garçom (4,5) e o jogador mais eficiente (23,0) do campeonato.
Para o Flamengo, o jogo vale para iniciar uma sequência positiva novamente e retomar a liderança da competição jogando diante de seu torcedor.
Para o Sesi Franca, a vitória pode fazer o time desgarrar e ampliar sua vantagem na ponta da tabela na casa de um rival histórico.