Denúncias de descarte irregular de lixo, queimadas, abandono e maus-tratos de animais, podem ser feitas pelos telefones (16) 3706-6515 ou 153.
A Guarda Civil Municipal contabilizou mais de 1,6 mil atendimentos neste ano. Deste total, nos primeiros nove meses foram registradas 689 ocorrências atendidas com a equipe de Patrulha Ambiental.
Entre as ocorrências atendidas, mais de 300 foram classificadas como maus-tratos e abandono de animais, 118 de descarte irregular de lixo, onde a Guarda Civil passou a contar com o auxílio da Central de Monitoramento.
Há também 38 registros de queimadas e apoio à Defesa Civil.
Os números apontam que o primeiro trimestre deste ano teve o maior volume de casos de descarte irregular de lixo.
Multas e processos
Foram identificados os responsáveis e lavradas 48 autuações por esta prática criminosa, com aplicação de multas a partir de R$ 625,00 e o encaminhamento dos processos para o Ministério Público Ambiental, para que os autores sejam responsabilizados pelos seus atos, conforme previsto na legislação.
Também estão incluídas neste levantamento total, ações de apoio à fiscalização, veículos abandonados, intervenções no trânsito, suporte nas unidades em casos de furtos, roubos e outras situações.
As denúncias de descarte irregular de lixo, queimadas, abandono e maus-tratos de animais, poderão ser feitas para a Guarda Civil pelos telefones (16) 3706-6515 ou 153.