Veja quanto o brasileiro gasta por ano com cerveja e quais as marcas favoritas

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 10 de agosto de 2025 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo mapeou dados de comportamento – como o consumo fora de casa, pedidos por delivery e quais gerações mais bebem cerveja

A cerveja é uma das paixões do brasileiro e uma recente pesquisa mostrou alguns hábitos de consumo relacionados à bebida no país.

De acordo com o estudo, 63% dos brasileiros tem o costume de consumir cerveja fora do lar. Os números pertencem ao estudo Brand Footprint Brasil 2025, da Worldpanel by Numerator, empresa especializada em dados de consumo.

A pesquisa também revela que, entre agosto e dezembro de 2024, houve uma queda de 1,1 milhão de consumidores em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Apesar da redução no público, o número de ocasiões de consumo fora de casa cresceu 20%, totalizando mais de 41,4 milhões. Isso mostra que quem consome a bebida passou a realizar o hábito com maior frequência.

A pesquisa revelou ainda o gasto médio anual por pessoa com a bebida: R$ 145.

Quais as marcas preferidas?

O estudo também mostra quais marcas são as líderes em Consumer Reach Points (CRP). O índice combina a penetração de mercado (quantas famílias compram a marca) com a frequência de compra (quantas vezes essas famílias compram a marca ao longo de um período).

Ou seja, o CRP indica quantas vezes uma marca é escolhida pelos consumidores durante um determinado período.

Veja o ranking:

Brahma – 113,9 milhões de CRPs

Antarctica – 93,8 milhões de CRPs

Skol – 76,0 milhões de CRPs

Heineken – 52,4 milhões de CRPs

Itaipava – 33,4 milhões de CRPs

Outros dados

O estudo também aponta que o consumo é liderado por Millennials (nascidos entre 1981 e 1996), Geração X (1965 a 1980) e Baby Boomers (1946 a 1964), que juntos representam mais de 70% das ocasiões.

Já o delivery de cerveja representa 10% das compras, com picos à noite e na madrugada, especialmente entre as classes AB, que concentram 42% das ocasiões.

Entre os principais motivos que levam os brasileiros a consumir cerveja fora de casa estão o apreço pelo sabor, citado por 43% dos entrevistados, seguido pelo desejo de matar a vontade (14%) e o hábito (14%).

De acordo com notícia do portal O Tempo, há uma tendência crescente de experimentar novos sabores, com aumento de 35% nas unidades consumidas com esse propósito.


+ Economia