Estudante da ETEC de Miguelópolis vai fazer intercâmbio em Dublin, na Irlanda

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 19 de maio de 2025 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A seleção do Centro Paula Souza considerou os alunos com melhor desempenho acadêmico nas modalidades presencial e a distância.

Lívia, Maria Clara, Guilherme, Gustavo e João Victor são alguns dos 337 estudantes de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) selecionados para o Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS).

Cinco alunos de cidades pequenas, que farão a primeira viagem de avião da vida, o primeiro contato direto com outras culturas. A chance de conhecer uma realidade bem diferente da que vivem.

De Miguelópolis para Dublin

João Victor Veronez estuda inglês desde criança, mas não imaginava colocar o idioma em prática morando em Miguelópolis, cidade com cerca de 22 mil habitantes.

Foi como aluno do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Serviços Jurídicos, que o garoto de 17 anos carimbou seu passaporte. Depois de um estágio em posto de saúde, resolveu dedicar toda sua energia à Etec, e colhe os frutos dessa aposta.

“Hoje minha profissão é ‘estudante’ o que faço com muito empenho e orgulho. Tenho certeza que o técnico e o intercâmbio serão diferenciais na minha carreira, de Miguelópolis para o mundo!”, completou.

354 bolsas de estudos

A edição atual do programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza (CPS) contempla os selecionados do ano letivo de 2024, com um total de 354 bolsas de estudo: 337 para estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), além de 17 monitores.

Eles farão cursos de inglês ou espanhol em instituições de ensino na Argentina, Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. A seleção considerou os alunos com melhor desempenho acadêmico nas modalidades presencial e a distância.


+ Educação