Meta vai usar IA para detectar usuários menores de idade no Instagram

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 21 de abril de 2025 às 12:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A nova funcionalidade, que já começou a ser testada, poderá alterar automaticamente as configurações de conta se o sistema identificar que o usuário tem menos de 18 anos

Instagram

Meta diz que a medida é para aumentar segurança de adolescentes e promover um ambiente mais saudável nas redes sociais – foto Arquivo

 

A Meta anunciou nesta segunda-feira (21) que ampliará o uso de inteligência artificial (IA) para verificar a idade de usuários no Instagram.

A empresa quer impedir que adolescentes mintam a data de nascimento para burlar as regras da plataforma.

A nova funcionalidade, que já começou a ser testada nos Estados Unidos, poderá alterar automaticamente as configurações de conta se o sistema identificar que o usuário tem menos de 18 anos.

Segundo a empresa, a IA leva em conta uma série de critérios, como o tipo de conteúdo consumido, mensagens enviadas e interações com outros usuários.

Um dos exemplos citados pela Meta é o caso de amigos parabenizando alguém por completar 15 anos — esse tipo de indício poderá ser utilizado para estimar a faixa etária real do perfil.

Caso a tecnologia cometa algum erro, o usuário poderá contestar e reverter a mudança nas configurações.

A Meta reforçou que o objetivo da medida é aumentar a segurança de adolescentes e promover um ambiente mais saudável nas redes sociais, onde o Instagram é uma das principais plataformas entre o público jovem.

A empresa ainda não informou quando a ferramenta será expandida para outros países.

*Fonte: Notícias ao Minuto


+ Tecnologia