Dia das Mães: 46% dos consumidores devem voltar a comprar presentes

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de abril de 2018 às 23:53
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:41
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Presentes mais procurados ainda são perfumes e cosméticos, seguidos por roupas, flores e chocolates

Para o Dia das Mães,
que neste ano será celebrado em 13 de maio, já é possível perceber o
comportamento dos consumidores. A
data, que é festejada sempre no segundo domingo de maio, é considerada, pelo varejo, a melhor do
primeiro
semestre. Neste ano, por causa da Copa do Mundo da Rússia, o
comércio tem motivo em dobro para comemorar as vendas na primeira etapa do ano.

O
Brasil tem hoje 67 milhões de mães e, segundo o Google, 72% dos usuários de
internet celebram a data. Das
pessoas que não compraram presente no ano passado, 46% pretendem gastar em
2018. De acordo com os entrevistados, 17% vão presentear esposas, 15% avós e
14% sogras. As filhas também serão agraciadas (5%). 

A
maioria dos pesquisados pretende comprar perfumes e cosméticos, seguido por
roupas, flores e chocolates, sendo os homens os mais propensos a dar esse tipo
de produto, assim como eletroportáteis e smartphones.

Cerca
de 70% das mães acessam a internet, número nunca antes registrado. Quando
perguntadas sobre quais presentes elas desejam comprar nos próximos meses, os
smartphones e TVs apareceram na lista de dez mais.

O
comércio on-line pode comemorar, pois quem deseja comprar pela internet está
disposto a pagar um tíquete médio 14% maior. Entretanto, dados do Waze mostram que, em 2017, requisições para lojas
físicas no aplicativo de localização cresceram 43%, sendo 46% para lojas de
beleza, 30% para moda e 15% para shoppings.

Há os que se programam antes, ou seja, que começam a
pesquisar com cerca de um mês de antecedência, mas o pico das buscas por
presentes é na semana anterior à data.

Outro
tipo de busca que cresce é por serviço, principalmente antes e durante o evento.
Em 2017, as pesquisas por salões de beleza tiveram aumento de 57%. Já o
interesse por restaurantes subiu 26%, serviços de SPAs 23% e passagens áreas
17%.

No
ano passado, houve melhora no consumo na data. Em comparação às vendas de 2016,
o crescimento foi de 16% no e-commerce e 4% no total do varejo.


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