Cavalhada da Franca faz público vibrar com apresentações no Parque “Fernando Costa”

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 15 de agosto de 2022 às 11:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

As Cavalhadas de 2023 devem ocorrer no primeiro fim de semana de agosto do próximo ano, no Parque de Exposições Fernando Costa.

Os amantes das Cavalhadas e a população em geral vibraram a cada ato deste teatro sobre cavalos  (Foto: William Borges / Cavalhadas da Franca)

O retorno da encenação das Cavalhadas da Franca emocionou o público que prestigiou este folguedo folclórico, apresentado no último sábado (13) e domingo (14), no Parque de Exposições Fernando Costa.

O espetáculo retornou neste ano, fazendo com que os amantes das Cavalhadas e a população em geral vibrassem a cada ato deste teatro sobre cavalos, que representa a batalha entre mouros e cristãos, no Sul da França e Norte da Espanha, entre os séculos VIII e IX.

O teatro conta a história do exército de Carlos Magno (o rei cristão) e a conversão da princesa Floripes, filha do rei mouro, ao cristianismo. Ela convence o pai a se converter também e, assim, dá fim à batalha.

Tombada como patrimônio histórico da cidade e parte integrante do calendário oficial de evento do município, as Cavalhadas da Franca começaram na noite do último sábado, com a Cerimônia dos Encamisados e, no domingo, atingiu seu ponto alto com a encenação da batalha entre mouros e cristãos.

A apresentação deste final de semana superou as dificuldades do hiato de dois anos (Foto: William Borges / Cavalhadas da Franca)

Homenagem

Como tradicionalmente realiza, o Clube das Cavalhadas da Franca homenageou os corredores Francisco Leite e Ismar Jacinto – falecidos – pela história que ajudaram a construir com as apresentações do evento cultural mais antigo da cidade. O momento foi muito emocionante.

Ao final das apresentações, o presidente do Clube, Marcus Vinícius Falleiros, comemorou o sucesso desta edição da festa.

“O espetáculo superou as expectativas. Foi um espetáculo difícil de fazer, porque estamos retornando, ficamos dois anos sem. Até a turma se engajar, os cavalos se engajarem novamente… Mas deu tudo certo. Superou as expectativas, foi uma festa maravilhosa”, disse o presidente.

Vibração

Marcus Vinícius Falleiros também agradeceu a todos que contribuíram, participaram e prestigiaram as Cavalhadas. “Quero agradecer de coração a todo mundo que acompanhou, que participou, que veio prestigiar as Cavalhadas 2022. Foi uma festa linda. Linda pelo espetáculo e linda pelo público, que acompanhou e vibrou com a gente. Muito obrigado!”

Com o triunfo no encerramento desta edição, o Clube já volta seus olhos para o próximo ano. “Eu costumo dizer que se encerra uma Cavalhada hoje, e amanhã a gente já começa a preparar a Cavalhada do próximo ano. Então, nesta segunda-feira, a gente já começa a pensar nas Cavalhadas 2023. Em 2023 estamos de volta”, garantiu Marcus Vinícius Falleiros.

2023

As Cavalhadas da Franca 2023 devem ocorrer no primeiro fim de semana de agosto do próximo ano, no Parque de Exposições Fernando Costa.


+ Cotidiano