Franca realiza o II Concurso Multicultural para combater o Trabalho Infantil

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 6 de agosto de 2022 às 11:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O objetivo é proporcionar a possibilidade de realização de amplos debates dentro do sistema educacional público que atua no município

Considerando que a Agenda 2030 da ONU estabelece a meta de eliminação do trabalho infantil até o ano de 2025, o Juizado Especial da Infância e Adolescência da Justiça do Trabalho de Franca (JEIA ) vai realizar o 2º Concurso Multicultural sobre Trabalho Infantil: Franca Sem Trabalho Infantil.

A iniciativa tem a parceria da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – FCHS – da UNESP de Franca/SP, com o Núcleo de Extensão sobre Erradicação do Trabalho Infantil – NEETI, da 10ª Procuradoria da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), da Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, pela Regional de Ribeirão Preto.

Também estão como parceiros a Câmara Municipal de Franca, Secretaria Municipal de Educação de Franca,  Diretoria de Ensino Estadual da Região de Franca, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca (CMDCAF), a Pastoral do Menor de Franca, SENAC de Franca, SENAI de Franca e Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente de Franca/SP (FMPETIPA).

Objetivo

Segundo a juíza do Trabalho, Eliana Nogueira, que coordena a iniciativa, o objetivo do concurso é proporcionar a possibilidade de realização de amplos debates dentro do sistema educacional público que atua no município a fim de conscientizar a população a respeito dos malefícios do Trabalho Infantil, bem como da necessidade de garantir aos adolescentes o ingresso no mercado de trabalho de forma protegida, através do contrato de aprendizagem.

Podem concorrer alunos matriculados na rede pública de ensino, municipal e estadual, do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, inclusive na modalidade Educação para Jovens e Adultos.
O concurso envolverá as seguintes áreas:

Participação individual

Redação, poesia e desenho (feito à mão, colorido com lápis de cor ou canetinha hidrográfica, sem colagens). Cada concorrente poderá concorrer em apenas uma categoria e uma área individual.

Participação coletiva de no máximo 05 componentes cada grupo

Produção audiovisual: música, dança e similares. Cada grupo pode concorrer em apenas uma categoria e área coletiva.

O concorrente pode concorrer em categoria individual e coletiva simultaneamente.

As escolas participantes são livres para escolher as áreas e categorias nas quais desejam participar dentro das disponíveis no Edital.

Os trabalhos selecionados pelas escolas participantes deverão ser entregues diretamente pelos representantes das escolas à Comissão de Recepção no período de 26 a 30 de setembro de 2022, entre 17h00 e 19h00 na sala do 4º ano de Direito na UNESP de Franca, sita à Av. Eufrásia Monteiro Petráglia, 900 – Jardim Dr. Antonio Petráglia – Franca/SP.

Critérios

Cada trabalho deverá ser entregue dentro de envelope individual, tamanho A4, aberto, que será conferido pela Comissão de Recepção dos Trabalhos no momento da entrega e imediatamente lacrado para ser enviado à Comissão de Avaliação.

A divulgação dos melhores colocados (10 em cada categoria) acontece no dia 17 de outubro de 2022, e será amplamente divulgado para as escolas participantes através de e-mail informado no ato da inscrição na ficha de inscrição.

Premiação

A premiação dos vencedores será efetuada no dia 24 de outubro de 2022 às 19h00 em cerimônia presencial, onde serão identificados os ganhadores e a classificação final dos cinco melhores colocados em cada categoria.
A premiação dos melhores colocados, na classificação geral, será a seguinte:

a)1º colocado individual geral dentre todas as categorias (dentre todos os concorrentes), para cada área (redação, poesia e desenho) será premiado com um aparelho celular e certificado de menção honrosa pela participação e classificação;

b) 1º colocado coletivo (grupo) na categoria audiovisual será premiado com um aparelho celular para cada componente do grupo e certificado de menção honrosa pela participação e classificação para cada componente do grupo respectivo.

c) do 2º ao 5º colocados gerais dentre todas as categorias (dentre todos os concorrentes – categoria individual e categoria coletiva), para cada área (redação, poesia e desenho e produções audiovisuais – música, dança e outros) serão premiados com livros e certificados de menção honrosa pela participação e classificação.

d) do 6º ao 10º colocados gerais dentre todas as categorias (dentre todos os concorrentes – categoria individual e categoria coletiva), para cada área (redação, poesia e desenho e produções audiovisuais – música, dança e outros) receberão certificado de menção honrosa pela participação e classificação.

Eventos

Serão realizados eventos a respeito do tema durante o período de duração do Concurso. Os eventos serão divulgados nos canais oficiais do Concurso Multicultural no canal do YouTube e no Instagram.

A organização do concurso solicita que coordenadores, professores e alunos inscrevam-se nos canais para acompanhamento e participação.

Qualquer dúvida pode ser enviada para o e-mail [email protected] Canal do YouTube: Concurso Multicultural Canal do Instagram: @concurso.multicultural


+ Justiça