Franca encaminha mais de 400 pessoas para suas cidades de origem no 1º semestre

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 14 de julho de 2022 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Durante o primeiro semestre deste ano, 416 pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, foram encaminhadas de Franca para as suas cidades de origem

Pessoas em situação de rua recebem atendimento da rede de serviços oferecidos pelo município

 

Um levantamento apresentado pela Secretaria de Ação Social de Franca apontou que, durante o primeiro semestre deste ano, 416 pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social, foram encaminhadas de Franca para as suas cidades de origem.

Foram investidos R$ 31.812,77 para a aquisição de passagens rodoviárias, com destinos para diversas cidades, com a maior demanda para São Paulo e municípios de Minas Gerais.

Segundo a Secretaria de Ação Social, as equipes do Espaço Dignidade e Casa de Passagem, responsáveis pelo serviço, realizam um estudo e o levantamento social, com o objetivo de verificar e confirmar se as pessoas estão buscando realmente retornar para as suas cidades de origem, se contam com familiares e parentes para recebê-los, se os mesmos possuem condições para o acolhimento ou se o município indicado possui uma rede de unidades de atendimento.

Atualmente, segundo a secretaria, as pessoas em situação de rua recebem atenção e atendimento da rede de serviços municipais, composta pela Abordagem Social, Acolhimento Noturno, Unidade de Atendimento Dia, Espaço Dignidade, Abrigo Provisório e Casa de Passagem.

Cerca de 590 pessoas estão cadastradas e são atendidas, diariamente, em média, 350 pessoas.

Outro destaque é o projeto de enfrentamento à pobreza “Moradia Primeiro”, que está acolhendo, atualmente, 90 pessoas em processo de saída das ruas, onde a Prefeitura é responsável pelo pagamento do aluguel de imóvel, pelo período de 6 meses, para que a pessoa tenha condições de buscar melhor qualidade de vida.


+ Ação Social