Tabacarias de Franca são alvos de apreensões da Vigilância Sanitária e Guarda Civil

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 7 de julho de 2022 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entre os produtos apreendidos estão cigarro eletrônico, também conhecido como vape, essências e outros, todos eles com a comercialização proibida no país

Produtos apreendidos foram avaliados em cerca de R$ 43 mil

 

Em operação conjunta desencadeada pela Vigilância Sanitária de Franca, com o apoio da Guarda Civil Municipal em tabacarias e congêneres da região da Estação, foram apreendidos mais de 300 itens de produtos em condições ilegais.

Entre eles, cigarro eletrônico, também conhecido como vape, essências e outros materiais prejudiciais à saúde pública, todos eles com a comercialização proibida no país. Em uma estimativa inicial, o montante apreendido apresenta o valor de R$ 43 mil.

Uma das situações agravantes identificadas nessas diligências, feitas em, pelo menos, 6 estabelecimentos, foi o encontro de pacotes de cigarros importados e com data de validade vencida desde 2.020.

O objetivo do trabalho é tirar de circulação esses produtos e preservar a saúde pública, pois estudos científicos mostram que a utilização deles têm efeitos graves, comprometendo as condições de bem-estar das pessoas, podendo inclusive levar a morte.

Operação vai continuar 

Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, que acompanhou o trabalho, disse que esse tipo de operação vai continuar e será feita, rotineiramente, em todas as regiões da cidade.

A legislação não permite esse tipo de comércio e o que for encontrado será recolhido e destruído, seguindo os requisitos previstos pela legislação.  


+ Cotidiano