O medo do que os outros vão falar tem te impedido de fazer muita coisa?  

  • COACH & LUZ
  • Publicado em 5 de maio de 2022 às 00:15
  • Modificado em 5 de maio de 2022 às 10:22
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Quem nunca teve medo do que os outros fossem falar, que atire a primeira pedra!

O problema é quando você se torna refém desse medo e deixa de fazer as coisas que deseja, ir atrás do que acredita, deixa de viver as oportunidades que surgem…

Se eu posso te dizer uma coisa com a experiência de quem esteve aí, nesse lugar, é: o medo do julgamento nos prejudica a ponto de perdermos a vida que queremos e MERECEMOS!

Desacreditamos que somos qualificados para uma promoção no trabalho, nos sentimos inferiorizados antes mesmo de tentar. Temos receio de dar uma opinião porque achamos que ela não é relevante ou medo de passarmos como antipáticos. Ou até evitamos nos envolver com alguém por acreditarmos que esse relacionamento pode despertar comentários negativos. E, ainda, existe uma situação ainda mais triste: deixamos de nos relacionar não só por medo, mas por não acreditarmos que somos merecedores do amor, de um relacionamento saudável, feliz, leve…

Você se identificou com alguma dessas situações? Agora reflita: como tem sido sua vida desde que você se tornou refém do medo do julgamento? Quantas coisas você tem deixado de viver, sentir, dizer e fazer? Quantos sonhos permanecem apenas no plano de sonhos?

A verdade é que o julgamento existe desde que o mundo é mundo e não há como prever os parâmetros pelos quais seremos julgados porque, além das tradições, do que é socialmente aceito, existem expectativas pessoais e familiares, existem momentos, existem emoções dirigidas por traumas. Existe um universo inteiro de possibilidades que fazem com que o outro nos julgue de uma determinada maneira. Então, por princípio, nunca podemos prever, nem de longe, como seremos avaliados o que gera uma constante insegurança.

Mas você pode fazer uma escolha: ser refém desse julgamento ou se blindar. O que você escolhe?

Se sua resposta foi se blindar do julgamento, uma dica eficaz é treinar sua mente para que você não sinta medo de ser julgado pelos outros. Esse treinamento da mente começa com a construção de confiança.

E para isso, eu te proponho um exercício, que você pode (e deve) fazer todos os dias. Vamos lá? Anote essas 5 dicas e comece hoje mesmo a se trabalhar para superar o medo do julgamento.

5 DICAS PARA SUPERAR O MEDO DO JULGAMENTO

01. Comece a se definir

O problema de se preocupar com o que as outras pessoas pensam é que, com o tempo, você começa a deixar que outras pessoas definam quem você é. Assuma essa responsabilidade e se conheça.

02. Foco correto

Concentre-se no que você está tentando realizar e menos no que pensam de você. Não se trave pelo medo do julgamento.

03. Ninguém liga

isso significa que, a menos que você tenha feito algo que afeta diretamente outra pessoa ou a vida dela, ela não vai perder muito tempo pensando em você.

04. Feedback certo

Pense nas pessoas que são importantes para você, não nas que não importam. Sempre pergunte a si mesmo se a pessoa que está dando o feedback tem o melhor interesse em mente.

05. Visualização

Visualize um resultado positivo. Se você está imaginando pessoas fazendo julgamentos ruins em relação a você, inverta. Pense em coisas boas sobre você.

Lembre-se:

Você não pode controlar os julgamentos de outras pessoas, mas pode controlar quando permitir que te afete.

 Eliana Garrocini

Coach & Luz

 


+