Fundação Allan Kardec promove live sobre terapia ocupacional na Saúde Mental

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 23 de janeiro de 2022 às 13:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Encontro será nesta segunda-feira (24), a partir das 19 horas, e faz parte das comemorações dos 100 anos da instituição

Renata Vieitez, coordenadora das Oficinas Inspiração, programa de Desenvolvimento Humano da instituição, apresentará a live

O Papel da Terapia Ocupacional na Saúde Mental. Este é o tema da primeira live que comemora os 100 anos da Fundação Allan Kardec. O encontro será com a terapeuta ocupacional Renata Vieitez, coordenadora das Oficinas Inspiração, programa de Desenvolvimento Humano da instituição.

Neste ano em que celebra seu primeiro centenário, a Fundação Allan Kardec realiza uma série de lives como parte das comemorações. A publicação de um livro e a inauguração do Museu da Saúde Mental completam o programa, que seguirá até novembro deste ano, quando os 100 anos serão completados.

No dia 19 de janeiro foi comemorado o Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional e, como forma de destacar a função deste profissional dentro da Saúde Mental, a Fundação decidiu abordar o tema nesta primeira live.

Serviços prestados

A terapia ocupacional está presente em todos os serviços prestados pelo Allan Kardec, seja no próprio hospital, nas Oficinas Inspiração, o programa de Desenvolvimento Humano da Fundação, e nos CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) Florescer e Renascer, administrados pela entidade.

“O trabalho de Terapia Ocupacional tem como principal característica oferecer ao indivíduo a oportunidade de interagir na sua realidade interna e externa, segundo a sua intenção, vontade e liberdade, proporcionando a valorização pessoal, independência e inserção social e familiar buscando melhoria na qualidade de vida”, explica Renata.

A live será realizada na próxima segunda-feira (24), a partir das 19 horas, no canal da Fundação Allan Kardec no YouTube (youtube.com/allankardecfranca).

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas através deste link: https://lp.rlkpro.com/l/mhUCf6ABF1117

História

A Fundação Espírita Allan Kardec se aproxima do seu centenário protagonizando uma verdadeira revolução na Saúde Mental de Franca. A transformação no atendimento de psiquiatria prestado pela Fundação é fruto do pioneirismo plantado por José Marques Garcia, na década de 1920, e que hoje caminha para fazer de Franca referência, numa parceria entre Allan Kardec, poder público e comunidade.

José Marques Garcia (1862-1942), um dos pioneiros da doutrina espírita em Franca, incomodado com a marginalização que os enfermos mentais sofriam, a partir de 1902, começou a prestar, em sua própria residência, auxílio e tratamentos possíveis a essas pessoas.

Com o tempo, surgiu a necessidade de aumentar e melhorar o atendimento que prestava em casa e, então, José Marques Garcia construiu algumas pequenas casas para abrigar os enfermos. Surgia aí, em 19 de novembro de 1922, o Asilo Allan Kardec, na antiga Rua Irmãos Antunes, hoje Rua José Marques Garcia, no bairro Cidade Nova, em Franca.


+ Saúde