Brasil quer consolidar liderança nas Eliminatórias da Copa do Mundo no Pedrocão

  • Marcia Souza
  • Publicado em 17 de janeiro de 2022 às 16:00
  • Modificado em 17 de janeiro de 2022 às 16:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Expectativa da torcida é que o time verde-amarelo entre em quadra com atletas do atual elenco, como “os Lucas” e Georginho

Seleção

Expectativa da torcida é que o time verde-amarelo entre em quadra com atletas do atual elenco, como “os Lucas” e Georginho

A Seleção Brasileira começou bem as Eliminatórias da Copa do Mundo, com duas vitórias em novembro do ano passado, batendo o Chile por duas vezes em bolha feita em Buenos Aires.

Os jogos marcaram a estreia do técnico Gustavo De Conti no comando da equipe, tendo Helinho Garcia como seu auxiliar técnico.

Na primeira fase, o Brasil está no Grupo B, ao lado também de Colômbia e Uruguai, que serão os próximos adversários do time canarinho.

A equipe, que tem contado com três jogadores do Sesi Franca no elenco, Lucas Mariano, Lucas Dias e Georginho, terá esses dois compromissos no mês de fevereiro e poderá consolidar sua liderança jogando no Pedrocão.

Formato

Pelo formato de disputa das Eliminatórias, as 16 Seleções das Américas são separadas na primeira fase em quatro grupos com quatro equipes, formando os Grupos A, B, C e D, com jogos de ida e volta dentro dos grupos, totalizando seis partidas.

Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma, com a seguinte formatação: Grupos A + C formam o Grupo E; e os Grupos B + D formam o Grupo F.

Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase, e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda.

Pelo sorteio, o Brasil teria três rivais pela frente no futuro Grupo F, entre Estados Unidos, Porto Rico, México e Cuba, também com jogos de ida e volta. Os três primeiros após o fim dos duelos + o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete postos das Américas na competição.

A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa.

A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte da Copa do Mundo, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.


+ Basquete