Professor da Unesp destaca êxito do curso de Direito na aprovação nos exames da OAB

  • Robson Leite
  • Publicado em 11 de janeiro de 2022 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Segundo levantamento da Folha de S.Paulo, a Unesp é a quinta instituição de ensino que mais aprova na OAB, com um índice de 72,56%

“É uma honra constatar que os nossos alunos estão se dedicando e, mesmo com todas as dificuldades, como o afastamento pela pandemia, ainda lograram êxito no Exame da OAB., com percentual de aprovação superior ao da USP São Paulo”.

Feita nas suas redes sociais, a afirmação é do professor Paulo Cesar Corrêa Borges, do curso de Direito da Unesp de Franca, sobre a notícia de que a Unesp está entre os cinco melhores cursos de Direito do país, em termos de aprovação naquele exame.

Ele destaca ainda que “os alunos recebem uma formação humanista e qualificada através do ensino, da iniciação científica e da extensão universitária, fortalecendo a relação universidade-comunidade, com uma dimensão nacional, pois formamos bacharéis que passam a atuar em diversas regiões do país”.

Paulo Borges ainda destaca que o Curso de Mestrado da Unesp Franca é nota 4 na Capes e curso de Doutorado está na sua segunda turma, com “excelência cada vez maior na formação dos alunos, beneficiando toda a região com profissionais altamente qualificados”.

A notícia

A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) faz parte de uma lista de apenas oito instituições de ensino superior que têm mais de dois terços de seus estudantes ou bacharéis de Direito aprovados nos exames mais recentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Segundo levantamento realizado pelo jornal Folha de S.Paulo, publicado na edição de segunda-feira (10), a Unesp é a quinta instituição de ensino que mais aprova na OAB, com um índice de 72,56% de aprovados. O levantamento considera o percentual de aprovados no exame da Ordem nas provas realizadas de 2017 a 2019.

O curso de graduação de Direito da Unesp, oferecido na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais do campus de Franca, é um dos mais concorridos do vestibular.

“Vamos muito além disso, de preparar para a OAB. Há vários projetos de pesquisa, de extensão, obtivemos recentemente a aprovação de nosso curso de doutorado”, afirmou o professor Daniel Damásio Borges, coordenador do curso de Direito.

Daniel Damásio

Segundo ele, “não há dúvidas de que é um resultado importante, que atesta de modo objetivo a alta qualidade de nosso curso, de nosso corpo discente e de nosso corpo docente”.

Além da Unesp, as demais instituições que tiveram mais de dois terços de aprovados nos exames da OAB são FGV Direito Rio, USP e as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Sergipe (UFS), Pernambuco (UFPE), Viçosa (UFV) e do Espírito Santo (Ufes).

A aprovação no exame é obrigatória para o exercício da advocacia no país.

Foram avaliadas 790 instituições de ensino superior que têm curso de Direito e somente 43 delas, ou 5,4%, aprovaram mais da metade dos alunos que prestaram os exames da OAB de 2017 a 2019.

No levantamento anterior feito pela Folha, que englobou os exames de 2015 a 2017, a Unesp foi a líder em aprovação no país.


+ Educação