Aos 51 anos e atendendo 12 cidades, Apae de Franca presta conta de seus atendimentos

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 24 de novembro de 2021 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entidade atual em várias frentes de amparo a quem necessita, como saúde, assistência social e na educação

Entidade atual em várias frentes de amparo a quem necessita, como saúde, assistência social e na educação

Uma das entidades mais respeitadas de Franca, a Apae – Associação dos pais e Amigos dos Excepcionais – compareceu à Câmara nesta terça-feira para prestar contas de seus atendimentos.

Os dados apresentados pela diretora da entidade, Ernestina Maria de Assunção Cintra, relativos aos serviços oferecidos, chamam a atenção pela quantidade e qualidade.

A diretora afirmou que os serviços são prestados para portadores de necessidades especiais de Franca e outros 11 municípios da região. A entidade completou 51 anos de fundação.

“O número de atendidos em 2020 foram: na área de assistência social, 431 usuários; na área de saúde, 859 usuários, e na área de educação, 526 alunos”, revelou Ernestina.

A diretora aproveitou ainda a oportunidade para esclarecer que os encaminhamentos são coordenados pelos órgãos responsáveis como, por exemplo, Secretarias de Saúde, Ação Social e Educação.

“Na área de saúde, como é um serviço de média complexidade, nós não recebemos diretamente, as pessoas precisam ser encaminhadas”, explicou.

Atendimentos

A entidade presta atendimento na Assistência Social voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. Além disso, é mantido o Centro Dia e a Defesa e Garantia de Direitos.

Saúde

Na saúde, ela destacou ainda o Centro Especializado em Reabilitação CER III, com serviços de estimulação precoce para crianças com atraso ou retardo no desenvolvimento neuropsicomotor, síndromes, intercorrências no parto e prematuridade, de 0 a 3 anos e 11 meses. E ainda conta com serviços de habilitação e reabilitação.

Já no serviço de assistência à saúde com atendimento multiprofissional com fonoaudiólogo, fisioterapeuta, médico, psicólogo e serviço social.
Ainda com a oferta de atendimento odontológico básico, hidroterapia, hipoterapia, fisioterapia respiratória e atendimento no domicílio.

A diretora também esclareceu sobre os serviços prestados na área de educação e enfatizou a necessidade dos recursos que são utilizados na manutenção dos serviços.

“70% dos serviços são custeados com recursos públicos, porém, a APAE tem que buscar captação de dinheiro junto com a central de doações, programa Empresa APAExonada, eventos e outros projetos”, disse a diretora.

Repasses

Ainda foi apresentado um gráfico que aponta que 53% dos recursos utilizados pela entidade são repassados pelo município, 13% pelo Estado e 34% são repasses do Governo Federal.


+ Política