Engenheiro faz foto espetacular do por de sol em Franca desde o Residencial Paraíso

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 14 de novembro de 2021 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A imagem capturada certamente vai estimular Juliano Couto a continuar fotografando, não apenas nas viagens ou nas obras em que trabalha.

O engenheiro Juliano Couto tinha acabado um dia de trabalho quando chegou à sua casa. Melhor, chegou ao seu apartamento.

Depois dos contatos com sua família, sabia que era a hora de espairecer. Mas ao passar pela sala do apartamento, no edifício Cosmopolitan, na rua dos Pracinhas, ele olhou para a área gourmet.

E a cena que viu foi paralisante. Ele mudou a direção dos próximos passos, abriu a proteção de vidro da área e ficou apreciando a natureza.

Isso ainda não era suficiente: puxou o seu smartphone do bolso e virou para o poente.

Direção Oeste

Com a posição do seu apartamento na planta do condomínio, ele virou o celular para a direção Oeste, que pode ser posicionada entre o Franca Shopping e a Estação de Tratamento de Esgoto da Sabesp.

Juliano Couto não cansava de se admirar com o espetáculo de cores que tinha à sua frente. Mirou a câmera do celular e começou a disparar. Sabia que o visual não era comum.

Sabia também que para assumir aquele espectro de cores a natureza dependia de algumas condições, que não se repetem com facilidade.

Ele resolveu clicar sem parar, para só ver o resultado depois. Era importante tentar registrar aquele momento. A sequência de fotos aparece como feitas às 18h58.

Resultado difícil de obter

Conseguir fotos equilibradas do por do sol é uma das tarefas mais difíceis para qualquer fotógrafo com equipamento profissional. Mais ainda com um smartphone em que não é possível anular efeitos e nem melhorar detalhes da captura.

O engenheiro não se deu por vencido e continuou a fotografar. Ele mesmo diz que já tinha capturado boas imagens do por do sol do alto do seu apartamento, mas desta vez estava ainda mais confiante.

Ao verificar as imagens, ele mesmo ficou surpreso com o resultado. Tinha conseguido registrar o forte verde do gramado da pista de atletismo do Poliesportivo e sua iluminação de entorno.

Mais distante no horizonte, seu smartphone registrou o azul quase negro do alto do céu e o vermelho, ora forte ora ameno do por do sol. As diferenças de tonalidade criaram uma imagem espetacular, digna de qualquer porta retrato.

Lugar certo na hora certa

O cotidiano do fotógrafo diz que uma boa imagem depende de equipamento, técnica e de estar no lugar certo na hora certa.

Tirando o equipamento, que não era profissional naquele momento, Juliano teve a técnica e estava no lugar certo e na hora certa.

Lugar tão certo e hora tão certa que, depois, viu que sua imagem tinha registrado a fila de satélites Starlink, da SpaceX, que transitavam pelos céus de Franca naquele momento.

Porém, diante da imagem espetacular do por do sol francano, os pequenos pontos marcados na foto pelos satélites de internet ficaram em segundo plano.

A imagem capturada certamente vai estimular Juliano Couto a continuar fotografando, não apenas nas viagens ou nas obras em que trabalha.

Com talento e técnica, as boas imagens vão continuar aparecendo e sendo compartilhadas com sua família e seus amigos. E, quando não, virar um pôster gigante na sala ou no quarto do apartamento.


+ Artes