Algar Telecom quer implantar a tecnologia 5G ainda este ano, diz seu presidente

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 7 de novembro de 2021 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A Algar arrematou o lote Co8 e poderá oferecer o 5G no sul de Minas Gerais, alguns municípios paulistas e de Goiás e Mato Grosso do Sul

Com o fim da disputa por frequências no leilão do 5G, as empresas de telecomunicações entram agora numa nova corrida.

A de quem será a primeira a oferecer a nova tecnologia. Pelo edital, o prazo para ofertar o sinal nas 27 capitais é 31 de julho de 2022, mas elas podem se antecipar a essa data.

O presidente da Algar Telecom, Jean Carlos Borges, disse que quer oferecer a nova tecnologia o mais rápido possível.

A empresa, com forte presença no triângulo mineiro e também em Franca, arrematou sete blocos em três frequências.

Como ainda é preciso “limpar” a faixa de 3,5 GHz (principal do 5G), para evitar interferências dos canais transmitidos por antenas parabólicas, a expectativa da empresa é de começar a oferecer o serviço na faixa de 2,3 GHz.

“Faremos de tudo para que isso ocorra ainda neste ano”, disse ele.

Segundo notícia da Agência Estado, a Algar Telecom arrematou no leilão do 5G o lote Co8 e poderá oferecer o serviço na faixa 3,5 GHz (gigahertz) em cidades no sul de Minas Gerais, além de alguns municípios de São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Claro

Responsável por alguns dos lances mais agressivos do leilão, a Claro também quer liderar a corrida do 5G.

“Já temos algo engatilhado”, afirmou o presidente da Claro, José Félix. Assim como a Algar, a Claro vê na faixa de 2,3 GHz a chance de se antecipar aos concorrentes.

Tim

A TIM aposta na faixa de 3,5 GHz para lançar o 5G, e diz aguardar a conclusão da limpeza da faixa para oferecer o serviço.

“Uma vez que a faixa estiver liberada, o 5G estará no ar. Do ponto de vista industrial, está tudo pronto”, disse o vice-presidente Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM, Mario Girassole.

Vivo

A Vivo, que comprou quatro blocos na faixa de 2,3 GHz e dois na de 3,5 GHz, concentrou seu interesse na ampliação da oferta de serviços no Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Em nota, também fala em acelerar o serviço.


+ Tecnologia