Cristais Paulista é pré-certificada no Programa Município Verde Azul

  • Entre linhas
  • Publicado em 9 de junho de 2017 às 20:35
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entre as ações ambientais de destaque estão as podas controladas de árvores e recuperação do aterro sanitário

Cristais Paulista obteve a pré-certificação no Programa Município Verde Azul, projeto do Governo do Estado que estimula e auxilia as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

A cidade somou 26,12 pontos nessa primeira avaliação e subiu do número 487º, da última avaliação em 2016, para o 112° lugar. Ainda em 2017 irão ocorrer mais duas avaliações, em setembro e dezembro, e a cidade precisa somar 80 pontos no total para a certificação definitiva.

Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, 606 municípios inscreveram projetos ambientais, mas 113 conseguiram a pré-certificação. “Estar neste ranking chega a até ser uma surpresa porque estávamos seis anos sem ter uma ´participação efetiva neste projeto, prova é a colocação da cidade no ano passado. As mudanças ambientais que fizemos este ano já supriram muito efeito”, disse Gerson Rubens Rocha, Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente.

A confirmação dos municípios pré-classificados aconteceu na última quinta-feira, em Mogi das Cruzes, durante o 1° Encontro Estadual de Pré-Certificação do programa. O Selo Município Verde Azul foi criado com o objetivo regular e incentivar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nas cidades paulistas. As cidades melhores colocadas terão a liberação de recursos do FECOP, Fundo Estadual de Controle da Poluição. “Serão R$ 15 milhões para serem investidos. Isso representa dez vezes mais que o destinado no ano passado. A partir da próxima semana, os municípios pré-certificados já podem reivindicar os recursos, de acordo com a meritocracia”, disse secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

“Diante da nossa classificação, já estamos preparando algumas solicitações importantes para Cristais Paulista como: pá carregadeira, caminhão pipa e caminhão basculante”, finalizou Gerson.

Entre as ações ambientais de destaque realizadas no primeiro semestre em Cristais Paulista estão as podas controladas de árvores, recuperação do aterro sanitário com regularização da licença ambiental junto a CETESB, reativação do conselho municipal do meio ambiente e a assinatura de um compromisso para o plantio de 10 mil mudas de árvores no município.


+ Cidades