Biblioteca Pública de Franca sedia, em maio, evento de capacitação cultural

  • Entre linhas
  • Publicado em 18 de abril de 2017 às 22:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atividade é direcionada a dirigentes da área da cultura, bibliotecários e profissionais de salas de leitura

​Pelo quinto ano consecutivo, a Biblioteca Pública Municipal de Franca Dr. Américo Maciel de Castro Júnior foi selecionada pelo SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) para sediar oficinas de capacitação oferecidas anualmente pela entidade. 

Este ano, o tema será “Estratégias para Valorização da Diversidade, Promoção da Acessibilidade e Liderança Inclusiva em Bibliotecas”, sendo direcionado para dirigentes da área da cultura, bibliotecários, profissionais de bibliotecas e de salas de leitura, tanto de Franca como das cidades da região.

Com 30 vagas ofertadas, as inscrições são gratuitas e estão sendo feitas através do Portal do SisEB no endereço eletrônico: www.siseb.org/agenda.

A capacitação acontece no dia 10 de maio, das 10h às 18h, na própria Biblioteca Pública de Franca, sediada na Avenida Champagnat, 1808 – Sala de Projeções 35. O curso oferece Certificado de Participação e tem os seguintes objetivos:

– Apresentar as principais mudanças trazidas pela LBI (Lei da Biblioteca Inclusiva) e os impactos na rotina das bibliotecas públicas;

– Abordar o papel da biblioteca no diálogo sobre diversidade, acesso à cultura e promoção da igualdade;

– Apresentar as novas premissas trazidas pela lei, como o conceito de Desenho Universal e os princípios e diretrizes que fundamentam a elaboração de programas e ações na promoção de bibliotecas acessíveis;

– Promover a reflexão da alta liderança das bibliotecas públicas sobre a elaboração;

– Desenvolvimento de um Plano de Ação eficiente, eficaz e sustentável no que se refere à promoção da acessibilidade e valorização da diversidade.

A oficina será ministrada pela professora Renata Andrade, especialista em Acessibilidade, Desenho Universal e Gestão Inclusiva da Diversidade; Mestre em Tecnologia e Inclusão pela UNIFESP; Pós-graduada em Tecnologia Assistiva para Inclusão e Gestão da Diversidade Funcional pela Fundação Don Carlo Gnocci de Madrid e Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela FIRB.

Mais informações pelos telefones (16) 3711-9229 ou (16) 3711- 9323


+ Cotidiano