Autoconhecimento é a habilidade de conhecer nosso mundo interno

  • COACH & LUZ
  • Publicado em 10 de junho de 2021 às 22:32
  • Modificado em 10 de junho de 2021 às 22:32
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Autoconhecimento.

Na minha opinião, esse tema deveria ser tratado nas escolas.

Não consigo definir bem em qual momento ou onde na colocação da grade curricular, mas, com certeza deveria andar lado a lado com a Inteligência Emocional.

Entretanto, esse seria tema para outro material.

Autoconhecimento é a habilidade de conhecer nosso mundo interno. Este nos ajuda a melhorar a relação da pessoa com si mesmo e com o mundo.

Além disso, pode nos trazer alegrias, amores, realizações, aprendizado e um profundo respeito pela pessoa mais importante da nossa vida, que somos nós mesmos.

A partir disto conseguimos nos aceitar, nos amar, honrar e respeitar nossa história, assim como, também podemos tomar a decisão de sermos infinitamente melhores.

À medida que nos conhecemos, as nossas fraquezas vêm à tona.

Pontos de melhoria, talentos, dons, habilidades, aceitação, tristezas, dualidades, enfim, nos colocamos frente a frente com a nossa luz e sombra.

Uma expansão da consciência em seu mais completo teor. Quando desenvolvemos o autoconhecimento temos uma completa conexão de causas profundas que definem alguns de nossos comportamentos e ações.

Assim podemos agir de uma forma mais sabia e, também, interagir melhor nas relações humanas.

Desse modo, apresento aqui os três níveis existentes, importantes e que devem ser considerados quando falamos em autoconhecimento.

Como uma boa coach deixo aqui também perguntas:

1. PENSAMENTOS – Quais pensamentos estou tendo?

2. SENTIMENTOS – O que estou sentindo?
3. O PROFUNDO – O que ainda não estou enxergando?

Com essas respostas podemos usufruir de várias técnicas que vão contribuir para uma felicidade plena e entendimento da sua autorreferência. Saímos da armadilha de querer agradar a todos deixando de lado a nossa essência e individualidade.

Não existe uma fórmula pronta, cada pessoa evolui nesse processo no seu tempo e do seu jeito. Acredito que cada pessoa deve fazer essa trajetória de forma leve, mas sempre constante.

Desde que tive contato com o autoconhecimento, eu o amei e o respeitei profundamente.

Foi essencial este aliado nas tomadas de decisão, para que eu pudesse me aceitar, me amar e olhar para a minha vida com mais carinho.

Sou um caso atípico, praticamente autodidata. Fui descobrindo através de uma sucessão de acontecimentos e a cada dia avançando mais, neste universo chamado “EU”.

E acredito que ainda tem muita estrada pela frente. Aprendi a ter mais “poder” nessa vida para ser exatamente o que nasci para ser.

Mudei algumas rotas, entendimentos e ressignifiquei meu lado negativo passando a caminhar na direção da minha melhor versão, em congruência com o meu propósito. Descobri minha missão e “depois que meu coração sentiu o que era realizar, ele passou a querer mais disso”.

“Conhece-te a ti mesmo”, esta é a frase inspiradora de Sócrates, que chamou o autoconhecimento de autotranscedência, ou seja, fator fundamental para modificarmos a nossa relação conosco, com outros e com o mundo.

Na verdade não é um simples ato intelectual, mas sim, renúncias e purificações, que são obtidas por meio de reflexões constantes a respeito de nossas ações, comportamentos e atitudes.

O autoconhecimento é importantíssimo para o nosso desenvolvimento e crescimento, nos direciona a compreender, de forma cada vez mais aprofundada, o que nos leva a agir de determinada maneira, e também outros fatores verdadeiramente essenciais para conseguirmos evoluir continuamente.

Como coach na essência, vou falar um pouco da relação existente entre autoconhecimento e o sucesso que tanto almejamos conquistar em nossas vidas.

Confira:

* Pontos fortes e pontos de melhoria;

* Metas, sonhos e objetivos;

* Inteligência emocional;

* Resiliência;

* Desenvolvendo a autoconsciência.

Trago para você, algumas dicas poderosas a fim de desenvolver ainda mais o seu autoconhecimento e, consequentemente potencializar seu lado profissional de uma forma que o deixe mais feliz.

* Considere as críticas construtivas.

* Adapte-se ou mude o que for necessário.

* Observe-se cada vez mais.

* Foque sempre no positivo.

* Honre o seu passado, mas não viva nele.

Entenda que é preciso ter coragem para ser imperfeito. Respirar fundo e encarar os diferentes desafios da sua trajetória. Entender e aceitar que você possui pontos a serem trabalhados, que existem habilidades que você ainda pode potencializar, saber que é normal sentir medo vez ou outra. Literalmente aceitar os seu próprios limites e compreender que em algum momento você irá errar, sim, mas, que também irá acertar. Se libertando do julgamento e entendendo que você pode mudar, ressignificar, ser do seu jeito, “que é o jeito certo, para a sua vida e ideal para continuar rumo a sua melhor versão”.

Trecho do e-book, Autoconhecimento com ele tudo é diferente.


+