Em Franca, cursos do programa Caminho para o Emprego registram alta procura

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 27 de fevereiro de 2021 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Prefeito Alexandre Ferreira anunciou a disponibilidade de 26 cursos no programa, além de linhas de crédito para micro e pequenas empresas

Prefeito Alexandre Ferreira anuncia o programa Caminhos para o Emprego

 

O anúncio feito pelo prefeito Alexandre Ferreira da nova fase do Programa “Caminho para o Emprego”, no início dessa semana, com a oferta de um lote de 26 cursos de capacitação e qualificação, além de linhas de crédito, gerou uma alta procura pelos canais disponibilizados pela Prefeitura, via Secretaria de Desenvolvimento.

Um levantamento inicial feito na última sexta-feira, apontou que, das 300 vagas oferecidas para os diversos cursos, através de parcerias com o Sebrae, Senai e Senac, praticamente todas, estavam com as inscrições preenchidas, em fase de complementação de dados cadastrais.

Um dos cursos de qualificação, com duração de três dias, voltado para estudantes de Agronomia, do Colégio Agrícola e trabalhadores de usinas e fazendas agropecuárias, sobre agrotóxico, foi iniciado na quinta-feira e deve ser concluído, neste sábado.

As aulas estão sendo ministradas em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), no recinto do Parque Fernando Costa, com número reduzido, por conta da pandemia.

Trata-se de um curso completo, onde em sua essência, aborda a segurança do trabalhador e sua saúde, com instruções e todos os cuidados que devem ser observados para o correto manuseio, utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), além de outros detalhes que permitam um melhor rendimento dos produtos.

Procura no Banco do Povo

Um outro impacto identificado, imediatamente, após o pronunciamento do prefeito Alexandre Ferreira, nas redes sociais e veículos de imprensa, foi sentido no Banco do Povo, quando anunciou a liberação de linhas de crédito de R$ 5,9 milhões para micro e pequenos empreendedores.

Também ofereceu detalhes do projeto Inova Empreendedor, voltado a capacitar dirigentes de empresas, no sentido de administrarem melhor seus negócios, com a vantagem de oferecer o suporte no local, onde o cliente está instalado, praticamente no seu domicílio.

No Banco do Povo, a busca por informações sobre as linhas de crédito tiveram um salto, saindo de uma média de 40 atendimentos, por dia, entre a segunda e quarta-feira, para 67, na última quinta-feira.

A procura por orientações na Sala do Empreendedor também registrou 133 atendimentos, cabendo esclarecer que, para atender aos protocolos sanitários, as solicitações estão sendo respondidas por telefone e e-mails, através dos números: 3723-8233 – 3711-9837 – 3711-9838 e pelo e-mail: [email protected]

Os atendimentos presenciais estão sendo feitos apenas mediante ao agendamento prévio.

Início dos cursos

O esforço da Prefeitura e seus parceiros é disponibilizar os novos cursos e capacitar às pessoas para o mercado de trabalho, cujos alunos inscritos, de acordo com as áreas escolhidas, estão sendo orientados sobre o início das aulas, a partir da próxima segunda-feira 1º de março.

A Secretaria de Desenvolvimento, nesses últimos dias, se dedicou ao processamento das informações dos candidatos e repasse para as instituições, que estão em parceria com a Prefeitura.

As novas inscrições, independente da disponibilidade de vagas, podem ser feitas através do link ‘Caminho para o Emprego’, no site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br), que oportunamente, com a montagem de novas turmas, as pessoas serão chamadas.

Segundo a secretaria de Desenvolvimento, cerca de 500 inscrições haviam sido recebidas até esta sexta-feira.

Para facilitar e evitar o contato presencial, as orientações podem ser obtidas pelo Whatsapp – Caminho para o Emprego – 3724-7417.


+ Cotidiano