Procuradora da Mulher e promotor de Justiça se unem em defesa das mulheres

  • Marcia Souza
  • Publicado em 12 de fevereiro de 2021 às 05:30
  • Modificado em 12 de fevereiro de 2021 às 10:38
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Autoridades se reúnem e procuram buscar otimização para proteção das mulheres em Franca

Procuradora da Mulher da Câmara, Lurdinha Granzotte, se reuniu com promotor de Justiça

A Procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Franca, a vereadora Lurdinha Granzotte (PSL) recebeu a visita do promotor de Justiça, Claudio Luis Watanabe Escavassini.

Durante a reunião, a parlamentar esclareceu em quais pontos o órgão legislativo pode atuar e como essa abordagem pode ser mais efetiva.

A vereadora, que assumiu o cargo de procuradora em janeiro deste ano e convidou Cláudio para conversar devido ao seu conhecimento da área e histórico de parceria com a Procuradoria da Câmara.

Por exemplo, em junho do ano passado, Escavassini e a ex-procuradora da Casa de Leis, Cristina Vitorino, colaboraram para a elaboração da cartilha “Vire a Página, Mulher”, a qual traz informações didáticas sobre as principais formas de violência doméstica e o que pode ser feito a respeito.

Durante a reunião, Escavassini explicou à vereadora que existe uma rede já implementada no município com o objetivo de auxiliar as mulheres vítimas de violência doméstica. Esse sistema é composto por diversos órgãos, como a Patrulha Maria da Penha, o Ministério Público e a própria Procuradoria da Mulher da Câmara, entre outros. Lurdinha deu mais detalhes sobre o encontro:

“O promotor me informou que a rede disponibiliza grupos de autoajuda para os homens autores de violência, cursos e consultas com psicólogos. Além disso, ele explicou qual é o procedimento correto para a denúncia de violência doméstica, da elaboração do boletim de ocorrência até a obtenção de medida protetiva. O promotor esclareceu muitas dúvidas e iremos trabalhar bastante juntos”.

Lurdinha também colocou a Procuradoria da Mulher à disposição para contribuir com a rede. Cláudio sugeriu que o órgão da Câmara pode auxiliar no acolhimento das mulheres e na prestação de informações sobre a violência doméstica e como combatê-la.

“A Procuradoria da Câmara irá trabalhar diretamente com as UBS (Unidades Básicas de Saúde), com os CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e com os prontos-socorros de Franca. Vamos capacitar os funcionários desses equipamentos públicos para que orientem as mulheres frequentadoras desses locais sobre a existência dessa rede de acolhimento e como elas devem agir quando sofrerem violência”, esclareceu Lurdinha.

As mulheres que quiserem agendar uma reunião com a Procuradora da Mulher da Câmara podem ligar para os telefones (16) 3713-1501, (16) 3713-1536 e (16) 3713-1572; enviar mensagens via WhatsApp para o número (16) 99133-5774; mandar e-mails para [email protected], [email protected] e [email protected]; ou entrar em contato com a página do órgão no Facebook ( https://www.facebook.com/procuradoriamulherfranca ).

Lurdinha informa que todos os atendimentos serão feitos com todo o carinho e discrição: “A mulher precisa se sentir acolhida. Quando sofre a violência, às vezes ela pensa que está sozinha. Mas ela não está: a mulher pode ter certeza que aqui em Franca nós temos uma rede de ajuda, e estamos dispostas a auxiliá-las do princípio ao fim”.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara


+ Política