Ex-vereador vai à Câmara e diz da importância do Fundeb para a Educação em Franca

  • Marcia Souza
  • Publicado em 10 de fevereiro de 2021 às 17:00
  • Modificado em 11 de fevereiro de 2021 às 10:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Marcial Inácio, que é professor da rede pública, pediu que vereadores acompanhem gastos do município

Marcial Inácio, ex-vereador, discursou sobre educação para os atuais parlamentares de Franca

O ex-vereador e educador da rede pública e ensino, Marcial Inácio da Silva, voltou ontem por alguns momentos aos seus tempos de parlamentar e utilizou a tribuna da Câmara Muncipal para discursar sobre seu tema preferido: Educação.

Marcial falou sobre a importância do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Ele explicou toda a trajetória do fundo, desde a criação até os dias atuais e pediu que tanto a Câmara Municipal quanto o Conselho Municipal de Acompanhamento do Fundeb fiscalizem o uso do dinheiro público. Como exemplo, ele citou o caso das escolas cívico-militares.

“Hoje temos uma emenda constitucional perene que permite o financiamento de toda a Educação Básica. Esse montante não pode ser utilizado para a construção de uma escola cívico-militar em Franca, porque esse modelo é seletivo. Os recursos têm que ser gastos em toda a rede. O senso de liberdade, criatividade e autonomia do cidadão não é defendido por esse modelo. A educação é um processo de diálogo e interação. É assim que criamos cidadãos decentes”, argumentou o educador.

Marcial informou ainda que, em Franca, estão matriculados na rede municipal mais de 50 mil estudantes e que apenas 300 contarem com o ensino oferecido nestes escolas seria um tipo de favorecimento injusto.


+ Política