Borra de café é um adubo eficaz! Saiba reaproveitá-la de várias formas

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 27 de dezembro de 2020 às 03:33
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 12:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Há várias maneiras de reaproveitar esse lixo orgânico que normalmente é jogado fora

Você sabia que a borra de café – mais conhecida como o restinho de pó de café que fica retido no coador depois de preparar bebida – pode ser utilizada como um eficiente adubo de plantas? Pois é! 

Essa é apenas uma das várias maneiras de reaproveitar esse lixo orgânico que normalmente é jogado fora. 

Para te ajudar nessa tarefa, veja algumas dicas de como reaproveitar borra de café e ter um estilo de vida ainda mais sustentável – dá uma conferida!

Aproveite a borra de café para fazer compostagem​

A técnica de compostagem é uma das melhores formas de reaproveitar a borra de café para o adubo. 

Ela consiste na criação de uma composteira doméstica – conhecida também como “minhocário caseiro” -, que nada mais é do a junção de três caixas empilhadas preenchidas por minhocas, lixo seco (como papel, garrafa pet, papelão e detritos do jardim) e lixo úmido ou orgânico (como a própria borra de café e outros restos de alimentos).

Basta fazer pequenos furos nas duas caixas superiores, colocar uma boa quantidade de borra de café, o dobro de lixo seco (responsável por consumir o lixo orgânico e transformar em adubo) e uma colônia de minhocas. 

A terceira caixa (que deve estar abaixo das outras duas) precisa ser bem vedada para colher o líquido formado pela decomposição dos elementos. 

No entanto, você também pode reaproveitá-lo para jardinagem e o chorume orgânico como um biofertilizante.

Dica: Para fazer a compostagem corretamente, lembre-se de separar o lixo orgânico do inorgânico antes de colocar na lixeira!

Borra de café funciona como repelente natural​

Além de ser uma boa matéria orgânica para o adubo, a borra de café também pode ser reutilizada nos vasinhos de plantas da sua horta caseira para afastar mosquitos, moscas e outros micro-organismos que podem prejudicar o cultivo. 

Você só precisa misturar a borra de café com terra vegetal adubada e fertilizantes, acrescentar ao vasinho e replantar a hortaliça.

Sem contar que a borra de café é rica em nutrientes que trazem diversos benefícios para a fertilização das plantas – como carbono, nitrogênio e sais minerais como fósforo e potássio.

Obs.: Se a sua casa tiver pouco espaço, uma boa dica para cultivar plantas e temperos é reaproveitar garrafas pet de refrigerante, água ou sucos, que ocupam muito menos espaço!

Borra de café também é útil para tirar cheiro ruim da geladeira​

Outra forma de reaproveitar o resquício de pó que do seu coador de café é eliminando, de uma vez por todas, o cheiro ruim da geladeira. 

Para isso, retire todos os alimentos do eletrodoméstico, faça uma boa limpeza com detergente neutro e vinagre e coloque uma xícara com a borra de café dentro da geladeira.

Obs.: Para evitar que o problema com o mau cheiro volte a acontecer, lembre-se de trocar o pó de café por um novo a cada 30 dias!

*Informações Casa Prática Qualitá