Lançada campanha contra Nova Política Nacional de Educação Especial

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 13 de outubro de 2020 às 12:02
  • Modificado em 13 de outubro de 2020 às 12:02
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para MPSP, decreto do governo federal para alunos com deficiência é inconstitucional

Ministério Público reforça que o sistema educacional deve ser inclusivo em todos os níveis de ensino, conforme o estabelecido pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência

O MPSP lança em suas redes sociais nesta sexta-feira (9/10) campanha pedindo a revogação da Nova Política Nacional de Educação Especial, instituído pelo governo federal por meio de decreto. 

]Nas peças, a instituição destaca o caráter inconstitucional da medida, que prevê o atendimento educacional em turmas e escolas especializadas apenas para alunos com deficiência, impedindo que eles convivam com alunos da rede geral. 

Por meio da campanha, o Ministério Público reforça que o sistema educacional deve ser inclusivo em todos os níveis de ensino, conforme o estabelecido pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que tem status constitucional no Brasil.

A iniciativa reafirma o compromisso do MPSP luta pela educação das pessoas com deficiência sem segregação nem discriminação, entendendo que o decreto do governo federal impede que estudantes com deficiência participem da sociedade em condições de igualdade com os demais.


+ Educação