Copa do Brasil não terá RJ e SP na semifinal pela primeira vez desde 1991

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de outubro de 2016 às 17:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nenhum clube paulista para contar história na fase semifinal da Copa do Brasil. Uma noite para ser definitivamente esquecida… A competição transformou-se na Copa Sul-Minas: Colorado, Galo, Imortal e Raposa seguem em busca do título do torneio mata-mata.

Após perder por 1 a 0 fora de casa, o Juve recebeu o Galo no Alfredo Jaconi, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O time gaúcho esteve perto de se classificar, mas no final das contas, a estrela de Victor brilhou, e com duas defesas nas cobranças de pênaltis, o goleiro garantiu os mineiros na próxima fase. O duelo foi tenso e dramático o tempo todo.

Num jogão de bola no Mineirão, a Raposa passou por cima do Timão e se classificou para a semifinal da Copa do Brasil com triunfo por 4 a 2. Ábila (2), Arrascaeta e Bruno Rodrigo foram os algozes do Alvinegro. Rodriguinho e Rildo descontaram para o Timão. Classificado, o time de Mano enfrentará o Grêmio por uma vaga na final. Em desvantagem no confronto após a derrota em Itaquera por 2×1, o Cruzeiro sabia que precisava ir para cima do Corinthians para reverter a vantagem dos paulistas. E foi com volúpia. Os 20 primeiros minutos de jogo do time de Mano Menezes foram jogados em alta intensidade, marcação a pressão e com rápidas saídas de bola. Com o adversário perdido em campo, a Raposa abriu o placar logo aos 14 minutos. Walter repôs mal a bola, Robinho se aproveitou e cruzou para Ábila se atirar e com um golpe balançar a rede. Após o gol, o time corinthiano que já estava perdido em campo, ficou ainda mais. Entretanto, o Cruzeiro recuou e Oswaldo mudou de estratégia invertendo o posicionamento do Timão. A mudança deu resultado e Rodriguinho empatou a duelo aos 35, depois de receber belo cruzamento de Uendel pelo lado esquerdo. A equipe mineira poderia ter terminado a 1ª etapa com boa vantagem se aproveitasse a pressão inicial. Não fez e ainda sofreu o empate. Mas o 2º tempo guardava as melhores emoções do duelo. A entrada de De Arrascaeta foi decisiva para isso. O famoso bordão “quem não faz, leva” se aplicou para o Corinthians. Guilherme perdeu na cara do gol e na sequência Pedro Henrique, em mais uma jornada desastrosa no Mineirão, cometeu pênalti infantil em cima de Arrascaeta. O argentino foi para a cobrança e marcou o 2º da Raposa. Minutos depois, Bruno Rodrigo subiu no terceiro andar para marcar o terceiro do time mineiro. A superioridade cruzeirense se transformou no quarto gol com uma ótima cobrança de falta ensaiada que De Arrascaeta aproveitou às costas de Uendel para balançar a rede. O Corinthians ainda descontou com Rildo aos 41, mas a reação parou por ai. Um jogo digno que prova que o mata-mata ainda é a fórmula de disputa mais emocionante. 

No Beira-Rio, o Colorado deu um tapa com luva de pelica no Peixe, eliminando o Alvinegro Praiano da competição. Aylon e Sasha foram os algozes da trupe de Dorival. Ao meu ver, foi uma das piores apresentações do Santos nesta temporada. Uma equipe muito passiva, previsível e pouco objetiva. Ao passo que, os reservas do Inter demonstraram frieza e mataram o oponente em momentos cruciais do jogo. Atuando de forma consciente, bem postado no gramado. Quem diria!

O Grêmio está classificado para as semifinais da Copa do Brasil. O Tricolor conseguiu um empate por 1 a 1 contra o Palmeiras no Allianz Parque e garantiu a vaga na próxima fase da competição nacional. Thiago Martins abriu o placar para o time da casa e Everton marcou o gol da classificação gremista. O Imortal enfrenta o Cruzeiro na próxima fase. Nesta quinta-feira a CBF realiza o sorteio das datas e dos mandos de campo para as partidas que decidem os finalistas da Copa do Brasil. As equipes fizeram um primeiro tempo muito movimentado. Precisando do resultado, o Palmeiras dominou as ações ofensivas na primeira parte. Barrios teve a chance mais clara para a equipe da casa. Após cobrança de falta pela direita, ele subiu livre de marcação e cabeceou no travessão. O time da casa chegou novamente com Allione e Marcelo Oliveira se jogou na bola para evitar o gol do Porco. A resposta gremista veio no lance seguinte com Pedro Rocha. ele recebeu na esquerda, invadiu a área e tocou a bola próxima a trave direita do gol de Jailson. Jailson foi o nome do Palmeiras no início do segundo tempo. O goleiro fez três grandes defesas na cabeçada de Marcelo Oliveira e nos chutes de Walace e Ramiro. O Palmeiras abriu o placar mais uma vez com gol de zagueiro. Thiago Martins aproveitou passe de Thiago Santos e mandou para as redes. Precisando do resultado, o Grêmio ficou com um jogador a mais após  a expulsão infantil de Allione. O Tricolor soube aproveitar o espaço no campo e empatou com Everton. Ele recebeu de Douglas na entrada da área e chutou rasteiro, sem chances para o goleiro adversário. O Palmeiras ainda tentou um gol que levaria a partida para os pênaltis, mas não conseguiu vencer a boa marcação feita pela equipe visitante. 

A CBF sorteou, na manhã desta quinta-feira, os mandos de campo das semifinais da Copa do Brasil. Cruzeiro e Inter começarão jogando em seus domínios contra Grêmio e Atlético-MG, respectivamente. As decisões das vagas nas finais ocorrerão nas casas do Tricolor e do Galo. As datas também estão definidas: 26/10 e 02/11, duas quartas-feiras – a primeira já na semana que vem.
IDA:

26/10 – quarta-feira

Inter x Atlético-MG
Cruzeiro x Grêmio

VOLTA:

02/11 – quarta-feira
Atlético-MG x Inter
Grêmio x Cruzeiro

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.


+ zero