Sofrimento antecipado!

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de junho de 2016 às 16:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

​Olá!!

Você já ouviu falar sobre “sofrimento antecipado”? Esse comportamento é muito comum em pessoas que não conseguem controlar suas emoções e acabam se tornando reféns de um estado emocional destrutivo: a ansiedade.

O sofrimento antecipado ocorre quando se coloca o foco demasiadamente no futuro, esquecendo-se do presente. Nessa ocasião, passa-se a imaginar uma ou mais situações que possam vir acontecer, mas são meras suposições! 

O foco demasiado no futuro faz emergir automaticamente pensamentos e sentimentos negativos e a pessoa passa a sofrer antecipadamente por algo que não aconteceu  e que nem se sabe se de fato acontecerá, levando, dentre outras disfunções, à ansiedade, insônia, gastrite, medo, irritação e etc. 

A pergunta latente é: o que fazer para inibir esse mecanismo? A forma mais precisa para eliminar esse sintoma é voltar a colocar o seu foco no presente, de modo a silenciar o seu crítico interno ( aquela voz que ecoa dentro da gente para trazer negatividade e pessimismo, você já a ouviu?)

Concentre-se nas melhores decisões para resolver o que precisa ser resolvido, nas melhores ações que produzirão os resultados desejados, na solução dos problemas e não nas consequências surreais que podem vir a acontecer. Se você cuidar do hoje, não precisará temer o amanhã!

Paz!

Vitor Castro – Coach de qualidade de vida

Atendimentos de coaching presencial ou skype: (16) 3409-0102 / 98204-4266

vitorcastrocoach@gmail.com


+ zero