Funcionários do Detran entram em greve na região de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de junho de 2016 às 13:29
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mesmo com a paralisação de parte dos funcionários públicos, atendimento continua em Franca

Funcionários do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) entraram em greve nesta segunda-feira, 20 de junho, em Franca. Os servidores reivindicam uma recomposição salarial, além de outros benefícios. Apesar do movimento grevista, os atendimentos à população são mantidos com 30% do efetivo dos trabalhadores, como determina o Supremo Tribunal Federal (STF).

Em nota, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) informa que suas unidades estão operando em todo o Estado, mesmo com a paralisação temporária de parte dos funcionários públicos. 

Ainda de acordo com o Detran, todos os esforços necessários serão realizados para manter o atendimento em suas unidades, minimizando os impactos negativos que a paralisação pode causar aos usuários. No entanto, o prazo para emissão de alguns documentos pode ser maior do que o habitual. 

O cidadão pode fazer quase 30 serviços de trânsito de forma 100% online, no portal do Detran.SP, sem sair de casa. Outra opção é ir aos postos Poupatempo, que oferecem os principais serviços de trânsito, em Franca, a unidade fica no Centro da cidade. 

Já o licenciamento de veículo e a troca da 1ª habilitação pela CNH Definitiva podem ser solicitados eletronicamente via rede bancária. Basta pagar a taxa do serviço no caixa eletrônico ou no internet banking junto com o custo de envio pelos Correios, que é de R$ 11, para receber o documento em casa. 

Confira abaixo os principais serviços oferecidos no portal do Detran.SP e no Poupatempo: 

Pela internet: Solicitar 2ª via da CNH; Acompanhar andamento dos serviços de CNH; Agendamento de serviços de CNH; Defesa e recurso de CNH em suspensão ou cassação; Consultar pontos da CNH; Consulta de aulas práticas; Consulta de aulas teóricas; Consulta de agendamentos; Consulta do resultados de provas; Simulado de prova teórica; Certidão da CNH; Atualização de endereço da CNH; Acompanhamento do processo de 1ª habilitação; CNH Definitiva; Permissão Internacional para Dirigir (PID); Acompanhar andamento dos serviços de veículos; Agendamento de serviços de veículos; Comunicação de venda; Atualização de endereço de veículos; Pesquisa de débitos e restrições de veículos de terceiros; Pesquisa de débitos e restrições de veículos do proprietário; Pesquisa para emissão da 2ª via do licenciamento; Pesquisa de gravame (restrição para compra ou venda); 2ª via de multas para veículos registrados em outro Estado Indicação de condutor (real infrator); Solicitar e acompanhar defesa e recurso contra multas aplicadas pelo próprio Detran.SP; Pedir a aplicação de Advertência por escrito. 

No Poupatempo: Pré-cadastro e coleta biométrica (assinatura, impressões digitais e fotos) para dar início aos serviços de 1ª habilitação, renovação da CNH; adição de categoria; mudança de categoria e transferência de habilitação de outro município do Estado de São Paulo (precisa agendar); Certidão da CNH (consulta e emissão); Comunicação de venda de veículo; Consulta de pontos da CNH; Licenciamento de Veículo; 2ª via de licenciamento; Consulta de multas e Permissão Internacional para Dirigir (PID). 


+ Trânsito