1º feriadão liberado: 1,6 milhão nas praias e 4,5 milhões de carros nas estradas

  • Nene Sanches
  • Publicado em 3 de setembro de 2021 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Teste de fogo: com as praias liberadas, as quatro cidades do litoral norte esperam 580 mil turistas e a Baixada Santista espera mais de 1 milhão

Tráfego de veículos nas estradas do estado de São Paulo começou a se intensificar na tarde desta sexta-feira

Ao menos 4,5 milhões de carros devem circular pelas principais rodovias estaduais que saem da capital durante o feriadão da Independência.

Este será o primeiro feriado prolongado depois que o governo estadual acabou com as restrições de horário e permitiu o funcionamento do comércio com 100% da capacidade, em 17 de agosto, devido à redução de casos e mortes pela covid-19.

Com as praias liberadas, o movimento maior será em direção ao litoral. Só as quatro cidades do litoral norte esperam 580 mil turistas. Nas cidades da Baixada Santista, o número de visitantes pode chegar a 1 milhão.

Com vários meses de movimento abaixo do normal, o comércio das cidades praianas espera recuperar grande parte do que deixou de vender.

Concentração

Vários empresários fizeram estoques esperando uma grande concentração de turistas tanto no litoral Norte, como nas cidades da Baixada Santista.

A Cetesb atuou nesses dias da semana para analisar a qualidade da água das praias, já interditando as que foram apontadas como impróprias.

Com a previsão de estradas cheias, a Secretaria de Logística e Transportes e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) recomendam que o motorista evite os horários de pico. O fluxo maior acontece a partir das 6h e até as 22h deste sábado, 3.

“Somente nas rodovias administradas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), são mais de 1 milhão de veículos. Estamos fazendo um trabalho intenso e conjunto para proporcionar segurança e conforto aos usuários”, disse o secretário de Logística e Transportes, João Octaviano de Machado Neto.

Autoridades sanitárias dizem que esse será o teste de fogo para a liberação de atividades na pandemia, elaborando estatísticas de registros de contaminação.


+ Cotidiano