35 mil candidatos para vagas da Unesp terão mais tempo para o vestibular deste ano

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 26 de fevereiro de 2021 às 14:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O curso de Medicina é o mais concorrido do processo seletivo, com 27.959 estudantes disputando 90 vagas, o que resulta em 310 inscritos por vaga.

Fachada do campus de Franca da Universidade Estadual Paulista: vestibular adiado

 

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) informou que resolveu adiar a segunda fase do Vestibular 2021.

As provas estavam marcadas para o próximo domingo (28).

Segundo a instituição, o adiamento é devido às dificuldades geradas pelo agravamento da pandemia de Covid-19, especialmente em cidades com impossibilidade de aplicação de prova.

A Unesp afirma que a nova data da prova será divulgada posteriormente.

As provas seriam aplicadas em 31 cidades paulistas e em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG).

Os estudantes teriam que elaborar uma redação e responder 60 perguntas objetivas sobre conhecimentos específicos.

A Unesp informa ainda que ficam mantidas as datas das provas de habilidades para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais e Design (FAAC/Bauru) e Artes Cênicas, Arte-Teatro, Artes Visuais, Música Bacharelado e Música Licenciatura (IA/São Paulo), conforme o calendário divulgado.

Vestibular

As provas da primeira fase foram aplicadas nos dias 30 e 31 de janeiro em 34 cidades. Normalmente, essa etapa ocorre em apenas um dia, mas a organização do vestibular optou por dividir os estudantes em dois dias para evitar aglomerações.

No primeiro dia, os candidatos dos cursos de biológicas fizeram os testes. No segundo dia, foi a vez de concorrentes das carreiras de exatas e humanas.

As provas foram compostas por 90 questões objetivas de Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte), Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) e Matemática.

No total, 80.474 estudantes se inscreveram no processo seletivo, mas 13.105 faltaram aos exames, o que resultou em abstenção de pouco mais de 16%.

O resultado da primeira fase do vestibular 2021 da Unesp saiu no dia 17 de fevereiro. Foram aprovados para a segunda fase 35.434 candidatos.

Saiba tudo sobre o vestibular da Unesp

Resultado e vagas
O resultado do vestibular 2021 da Unesp deve sair no dia 19 de março. As matrículas virtuais deverão ser feitas até o dia 22.

Nesta edição, o vestibular oferta 7.630 vagas, as quais são divididas em 3.801 chances para ampla concorrência e 3.829 para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP).

Concorrência
O curso de Medicina, ministrado na cidade de Botucatu, é o mais concorrido do processo seletivo. Neste ano, 27.959 estudantes estão disputando 90 vagas, o que resulta em 310 inscritos por chance.

Veja as três carreiras mais procuradas:

Medicina, em Botucatu: 310 candidatos por vaga (c/v)
Psicologia – integral -, em Bauru: 49 c/v
Direito – matutino -, em Franca: 43 c/v

Para mais detalhes, acesse o Manual do Candidato ou o site da Vunesp, organizadora do vestibular.


+ Educação