Projeto “OAB e as letras: somente a educação cura”, completa dez anos

  • OAB Franca
  • Publicado em 22 de julho de 2020 às 16:20
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Idealizador do projeto, José Nelson Salerno agradece a todos que deram continuidade a ele

Em meados de 2010, em período do ano muito próximo ao mês em que estamos, no início de nossa gestão na diretoria da Ordem, portanto há exatos dez anos, reativamos o projeto social mais significativo e bonito desenvolvido pela OAB, o nosso A OAB Vai À Escola. 

Em suma, o projeto consiste em visitas de um grupo de advogados e advogadas ligados às Subseções, aos terceiros anos do ensino médio das escolas estaduais.

O objetivo é ministrar palestras e manter contato com os jovens mediante a transmissão de conhecimentos jurídicos básicos e do dia-a-dia, combinado com um forte intento de se fomentar o sentido de cidadania nas mentes ainda em franca formação dos alunos. 

Naquele mesmo ano, tive a felicidade de idealizar e executar, em estreita parceria com nossa diretoria e membros da comissão, um belo adendo a este projeto, o “Concurso de Redação do Projeto A OAB Vai à Escola”.

Com formato, simples e eficaz, o concurso ainda permanece com toda força. 

Ao longo desses anos, milhares, repito, milhares de jovens participaram do projeto todo, sendo que, outras centenas de alunos e alunas, se inscreveram no concurso apresentando suas redações com temas pré-elaborados por uma comissão avaliadora. 

Com o precioso e impagável auxílio de instituições empresariais e outras de diversas naturezas de nossa comunidade, muitos adolescentes foram contemplados com prêmios que vão de computadores à bolsas escolares. 

Tudo pensado de maneira carinhosa e estritamente coerente com o escopo do projeto. 

Em tempos tão tristes e incertos como os de agora, é muito provável não viabilizar a realização de tão encantador e relevante projeto, ao menos não no formato desejado. 

Mas nós não nos abateremos, afinal, citando o poeta e advogado maranhense, o grande Gonçalves Dias, “A vida é luta renhida, que aos fracos abate, e aos fortes, só faz exaltar”. 

Ponho aqui em evidência a minha gratidão aos diretores que a mim sucederam, aos nossos queridos funcionários e aos coordenadores da comissão no correr dos anos, Maria Elizabete Ewbank, Daniela Chierici , Mateus Davanso, Alexandre Lopes e Augusto Rodarte, e a todos e todas diligentes e abnegados colegas que contribuíram para esse sonho que, longe de ter sido uma quimera, hoje, integra com galhardia a extensa lista de serviços públicos de relevo da Ordem dos Advogados do Brasil de Franca.

José Nelson Aureliano Menezes Salerno

Advogado, Ex Presidente da OAB Franca e Ex Conselheiro Estadual da OAB.


+ Educação