Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Prefeitura confirma retorno gradual das aulas presenciais em creches e escolas

Tamanho da letra:

DIP 5085.00 00 59 07.Quadro011 

     O Prefeito Alexandre Ferreira durante pronunciamento na tarde desta quinta-feira, 22, na página oficial da Prefeitura, pelo Facebook, confirmou o retorno gradativo das aulas e atividades presenciais nas creches e escolas da Rede Municipal de Ensino, a partir dos próximos dias 27, deste mês e 2 de agosto, respectivamente.

     Para adotar essa decisão, o prefeito explicou que levou em consideração a estrutura das creches e escolas, que foram adaptadas e estão prontas para receber, os alunos, corpo docente e funcionários das unidades, com toda a segurança, seguindo, rigorosamente, os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19.

    Segundo ele, as unidades escolares seguirão os Planos de Retomada e Pedagógico específicos para cada estabelecimento, que serão avaliados e monitorados por uma Comissão Escolar, visando o cumprimento rigoroso das ações para o retorno das atividades presenciais. Haverá aferição de temperatura na entrada da unidade, bem como uso de Equipamentos de Proteção Individual e monitoramento de sintomas. Os alunos que apresentarem febre ou sintomas de gripe, não deverão ir à escola e a família deverá comunicar, imediatamente, ao Comitê Escolar, a situação de saúde dos estudantes, bem como de seus familiares. Os dados de saúde serão registrados no Sistema de Monitoramento da SED (Secretaria Escolar Digital) e a Secretaria de Saúde será comunicada. Todas as 56 escolas municipais e 79 creches receberam a sinalização, demarcação do solo e a comunicação visual, seguindo os protocolos sanitários, como distanciamento social, uso obrigatório de máscara e utilização de álcool gel para higienização das mãos. Os estudantes deverão levar garrafinhas de água, tendo em vista que será permitida apenas a utilização de bebedouros para reposição da água.

     Alexandre Ferreira informou que a estrutura das unidades municipais está pronta, mas o retorno dos alunos para as escolas e creches dependerá da autorização dos pais e familiares e todo o processo será conduzido de forma espontânea, com a avaliação permanente da situação epidemiológica da cidade, com relação à pandemia. A família que não permitir a volta dos filhos para as unidades, neste primeiro momento, continuará acompanhando todo o processo pedagógico e aulas no formato on-line.

    O cronograma para o retorno gradativo das atividades presenciais na rede municipal será executado em três etapas. “Estamos preocupados com o aprendizado dos alunos e é essencial um ensino de qualidade para fixar conteúdo para que nossas crianças se tornem adultos conscientes no futuro. Estamos com protocolos sanitários bem estruturados, tranquilizando a volta dos alunos para as escolas e creches”, destacou o prefeito.

Creches

     Para a rede de creches, que atende, atualmente, 9.870 crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses, a primeira fase do retorno presencial está prevista a partir do próximo dia 27 até o dia 27 de agosto, com o atendimento de 35% da quantidade de alunos estabelecida nos Planos de Trabalho, elaborados pelas equipes das creches e analisados pela Secretaria de Educação, considerando a quantidade de alunos que os pais autorizaram o retorno e a quantidade de profissionais imunizados.

     A partir de 30 de agosto até o dia 22 de setembro, o percentual de alunos será ampliado, seguindo a Nota Técnica do Centro de Contingência para Covid-19 do Estado de São Paulo e conforme o espaço físico de cada unidade.

    A terceira e última etapa, iniciada em 23 de setembro até o final deste ano, prevê que a jornada de trabalho dos professores passa a ser cumprida, integralmente, em regime presencial ou misto, seguindo a Nota Técnica do Centro de Contingência para Covid-19 do Estado, que estabelece o prazo de 14 dias para imunização, após a aplicação da segunda dose ou dose única de vacina para doença. O atendimento será para o total de alunos matriculados e as escolas terão autonomia para promoverem alterações no Plano de Trabalho, que serão analisadas pela Secretaria de Educação.

Escolas municipais

     Nas escolas municipais, que contam com 19.581 estudantes matriculados para este ano, o retorno presencial terá início no dia 2 de agosto até o dia 27, do mesmo mês e seguirá os mesmos padrões das creches, com o atendimento de 35% de alunos estabelecida nos Planos de Trabalho, elaborados pelas equipes das próprias escolas e analisados pela Secretaria de Educação, considerando a quantidade de alunos que os pais autorizaram o retorno e a quantidade de profissionais imunizados.

     A segunda etapa do cronograma, a partir de 30 de agosto até o dia 22 de setembro, contempla o atendimento de uma porcentagem maior de estudantes, considerando a quantidade de alunos, que os pais autorizaram o retorno e a quantidade de profissionais imunizados.

     A partir do dia 23 de setembro até o final do ano, a programação prevê que a jornada de trabalho dos professores passa a ser cumprida, integralmente, em regime presencial ou misto, seguindo a Nota Técnica do Centro de Contingência para Covid-19 do Estado, que estabelece o prazo de 14 dias para imunização, após a aplicação da segunda dose ou dose única de vacina para Covid-19. A partir desta data, o atendimento poderá ocorrer para a totalidade de estudantes, pois houve vacinação em massa dos profissionais da educação. As próprias escolas, novamente, irão apresentar as alterações do Plano de Trabalho, que serão analisadas pela Secretaria de Educação.

Busca Ativa

      No período de 27 a 30 de julho, as equipes escolares e os técnicos da Secretaria de Educação farão um mutirão para identificar os alunos, que não atingiram as metas de participação das atividades durante a pandemia e orientar para que retornem às aulas presenciais. As equipes realizarão visitas domiciliares e, posteriormente, serão adotadas medidas de monitoramento, para garantir que as ações sejam efetivas, também combatendo a evasão escolar e a situação de vulnerabilidade social. As ações se estenderão até dezembro, a fim de que todos os estudantes retornem à escola.

Reforço Escolar

     Será oferecido reforço escolar, em horário oposto às aulas regulares, para a recuperação de aprendizagens dos alunos, que não tiveram avanço significativo em relação ao domínio das habilidades, em todo esse tempo pandêmico. Os professores, coordenadores e pedagogos realizarão um curso intensivo sobre defasagem e diversidade escolar. As aulas serão presenciais e se estenderão até dezembro.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais