Está correndo de uma gravidez indesejada? Saiba calcular o período fértil

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 8 de junho de 2022 às 19:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Calcular o período fértil no ciclo irregular não é seguro para quem quer e quem não quer engravidar

Calcular o período fértil no ciclo irregular não é seguro para quem quer e quem não quer engravidar

Para calcular o período fértil é necessário considerar que a ovulação acontece sempre no meio do ciclo, ou seja, em torno do 14º dia de um ciclo regular de 28 dias. Acompanhe matéria do site Tua Saúde – WWW.tuasaude.com.br.

Para identificar o período fértil, a mulher com ciclo regular de 28 dias deve contar 14 dias a partir da data em que veio a última menstruação, pois a ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, que é o que se considera ser o período fértil da mulher.

Calcular o período fértil no ciclo irregular não é seguro para quem está tentando engravidar ou para quem não deseja, pois como a menstruação não surge sempre no mesmo período, as contas podem ser erradas.

No entanto, uma forma de saber quando é o período fértil em caso de ciclo irregular é anotar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.

Por exemplo: Se o seu ciclo mais curto foi de 22 dias e o ciclo mais longo de 28 dias, então: 22 – 18 = 4 e 28 – 11 = 17, ou seja, o período fértil será entre o 4º e o 17º dias do ciclo.

Uma forma mais rigorosa de saber qual o período fértil em caso de ciclo irregular para as mulheres que desejam engravidar é recorrer ao teste de ovulação que se compra na farmácia e ficar atenta aos sinais de período fértil, como corrimento semelhante à clara de ovo.

Para as mulheres que não desejam engravidar, a tabelinha não é um método eficaz e, por isso, é importante utilizar métodos contraceptivos seguros, como a camisinha ou a pílula anticoncepcional, por exemplo.


+ Bem-estar