Bonarda… uma boa surpresa Argentina

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 19 de setembro de 2018 às 10:24
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma uva ainda pouco conhecida é uma boa surpresa quando se trata de vinhos argentinos.

Não estou aqui comparando se é melhor ou pior que a conhecida e amada Malbec. Longe disto, no Mundo do Vinho as uvas produzidas por bons produtores só agregam, e quem sai ganhando somos nós, os apreciadores e apaixonados por vinho. A Bonarda é a segunda variedade mais produzida na Argentina.

Não se está muito certo quanto a sua origem, alguns acreditam que é italiana do Piemonte e outros que é francesa. No inicio foi confundida com a Barbera, o que só foi esclarecido na década de 60.

Esta variedade foi introduzida na Argentina já pelos primeiros imigrantes, e foi se adaptando lentamente, de acordo com a seleção natural.

Apesar de muito produtiva,não se trata de uma variedade de fácil plantio, muito pelo contrário. É uma uva que precisa de muito calor para amadurecer, quando isto não acontece os vinhos ficam “ralos”com pouca cor e corpo o que atrapalha na sua boa reputação.

Mas já nas mãos de bons produtores, resultam em vinhos frescos, com boa acidez e taninos suaves. Sendo varietais ou cortes. E o melhor é que podemos encontrar bons exemplares no Brasil, mas cuidado com os muito baratos, podem fazer você perder tempo, dinheiro e a ótima oportunidade de degustar um bom Bonarda Argentino.


+ zero