ACEITAÇÃO – CONSOLAÇÃO

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 4 de setembro de 2020 às 17:31
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

 

O som não pede licença, ele apenas entra e invade nosso ser por inteiro, cada célula, cada parte do cérebro, cada pensamento, e vai transformando tudo, vai modificando vibrações,  vai nos transportando para esferas superiores( conforme a música) ou também esferas inferiores se a música for de baixa vibração.

Eu te pergunto: o que mais pode nos levar a aceitação do que sons que penetram no cérebro e no coração trazendo bênçãos divinas? O que mais?

            

As 6 Consolations de Franz Liszt vem como presente divino em nossos dias de isolamento como se nos dissessem: aceitem! É uma Consolação divina , é um presente dos céus a transformação pela qual estamos passando! Arrancam-se de nós as ervas daninhas da vaidade, da futilidade, da exibição, para nos colocar pensativos olhando para dentro de descobrindo quem somos nós de fato, sem adereços que nos escondem.              

      

E deixo aqui a mesma música sentida, interpretada e apresentada por 3 pessoas diferentes, cada uma sentindo-a a seu modo. 

E já ouvi várias vezes esta Consolação com vários pianistas, mas imagino que Liszt a tocaria com toda sua forma peculiar de ser e transmitir os sons divinos: com louvor, vigor, transcendência, elevação de alma e ao mesmo tempo aterrando-se , corpo e alma unidos , mãos postas em oração ao piano, agradecendo, aceitando, despojado de todo e qualquer formato… 

É interessante ver uma partitura escrita para todos da mesma forma e cada um interpretá-la a seu modo e extrair sons do piano de formas diferentes, e seu corpo expressar cada um a seu modo o que o som lhe transmite.

Convido-os a ouvirem estas Consolações, que cada um toca à sua maneira e imaginarem como teria feito o grande mestre que a compôs. Vamos abstrair e sentir as diferentes formas de expressão!

E aceitemos!

A quarentena é uma Consolação! 


+ zero