A MÚSICA EM FRANCA

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 17 de novembro de 2020 às 22:36
  • Modificado em 11 de janeiro de 2021 às 08:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

PARTITURA DO HINO DA FRANCA

Hoje vou deixar para vocês alguns registros sobre o Hino da Cidade de Franca no Mês do seu aniversário.

Todos os anos as pessoas me pedem a partitura do Hino de Franca, mas como eu tocava sem partitura, resolvi fazer uma pesquisa e ver se encontrava a original, mas não encontrei. Busquei em anotações do Conservatório quando estudei e encontrei alguns rascunhos. 

Em 2002, na Escola Prof. Hélio Palermo realizando um trabalho com flauta doce com os alunos, adaptei o Hino para flauta e os alunos chegaram a tocar na inauguração da reforma da Praça Nossa Senhora da Conceição. Foram 90 alunos se apresentando na praça tocando o Hino na flauta. Depois disso, gostaram tanto do projeto que passei a ministrar aulas para professores, diretores e quem se interessasse, de forma voluntária, para que pudessem multiplicar o ensino da flauta nas escolas. Em 2005 tivemos 6000 alunos tocando flauta em Franca oriundo deste trabalho apoiado pela Diretoria de Ensino de Franca e de forma voluntária 35 pessoas ligadas às escolas participaram e multiplicaram.

Mas, não registramos em partitura. Esta pequena contribuição que deixo agora para vocês  foi agora quando entrei em contato com Douglas Passoni, um editor de partituras, e encomendei  o trabalho que foi feito com esmero, dedicação e ficou o registro.

Agradeço o trabalho deste rapaz que é um expoente na música, diretor do Conservatório de Ponta Grossa, Paraná, e está concorrendo este ano ao prêmio de instrumentista erudito masculino. Aproveito para pedir aos músicos que conheçam e votem nele para que seja reconhecido nacionalmente. (votação até 20 de Novembro)

https://www.facebook.com/culturapg1/photos/a.82116… 

Convidei alguns ex-alunos para tocarem o Hino para nós e estou aguardando que me enviem os vídeos os quais publicarei oportunamente.

As partituras completas se encontram no Arquivo Histórico Municipal.