A moda para o novo mundo: o que construir para vestir no pós-pandemia?

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 1 de maio de 2020 às 17:17
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:05
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Consumir por consumir saiu de moda, morar perto do trabalho, atuar mais no coletivo com colegas de empresas, ou vizinhos do bairro e o momento atual . A Covid-19 vai rever valores e mudar hábitos da sociedade,

mudou nossas vidas. Não estou falando aqui simplesmente da alteração da rotina nesses dias de isolamento, em que não podemos mais fazer caminhadas  ou ir aos nossos bares e restaurantes preferidos. Sim, tudo isso mudou nosso cotidiano —e muito. Mas o meu convite para você é para pensarmos nas mudanças mais profundas, naquelas transformações que devem moldar a realidade à nossa volta e, claro, as nossas vidas depois que o novo coronavírus der uma trégua…

“O mundo mudou, e aquele mundo (de antes do coronavírus) não existe mais. A nossa vida vai mudar muito daqui para a frente, e alguém que tenta manter o status quo de 2019 é alguém que ainda não aceitou essa nova realidade”, disse nesta entrevista para a BBC Brasil Átila, que é doutor em microbiologia pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade Yale. “Mudanças que o mundo levaria décadas para passar, que a gente levaria muito tempo para implementar voluntariamente, a gente está tendo que implementar no susto, em questão de meses”, diz ele.

Vários futuristas internacionais dizem que o coronavírus funciona como um acelerador de futuros. A pandemia antecipa mudanças que já estavam em curso, como o trabalho remoto, a educação a distância, a busca por sustentabilidade e a cobrança, por parte da sociedade, para que as empresas sejam mais responsáveis do ponto de vista social.

A crise financeira decorrente da pandemia por si só será um motivo para que as pessoas economizem mais e revejam seus hábitos de consumo. Como diz o Copenhagen Institute for Futures Studies, a ideia de “menos é mais” vai guiar os consumidores daqui para frente.

Mas a falta de dinheiro no momento não será o único motivo. As pessoas devem rever sua relação com o consumo, reforçando um movimento que já vinha acontecendo. “Consumir por consumir saiu de ‘moda’”, escreve no site O Futuro das Coisas Sabina Deweik, mestre em comunicação semiótica pela PUC e pesquisadora de comportamento e tendências.

Resumindo não apenas no setor da moda , mas como em tudo o momento seá de se reenventar …nossas escolhas serão bem mais concientes e nosso estilo também ,sendoa ssim grandes grifes já estaõ antenadas a toda essa mudança e preparam coleções para atender esse novo consumidor .

Ainda estamos em um momento de incertezas em relação a tudo , mas prontos para dias melhores !!!


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