​Wi-fi nas rodovias de Franca só serão instaladas no 2º semestre de 2020

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de agosto de 2019 às 11:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:44
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Rodovias Cândido Portinari e Ronan Rocha têm previsão de receber wi-fi só no segundo semestre de 2020

A malha rodoviária sob concessão do Estado de São Paulo equipada com wi-fi para atendimento dos motoristas passou a ter a partir desta quarta-feira, 14 de agosto, cerca de 350 quilômetros.

Porém, as rodovias que levam a Franca ou que contornam a cidade só começarão a receber o benefício no segundo semestre do ano que vem, segundo nota oficial, ou seja, daqui a um ano.

A concessionária afirmou no documento que irá finalizar a instalação do serviço na malha sob sua responsabilidade na região de Franca e Ribeirão Preto no início do segundo semestre de 2020.

Serão mais 434 quilômetros em trechos da SP-255 e também na SP-257, SP-318, SP-328 e no trecho da Anhanguera, Cândido Portinari e Ronan Rocha.

Inovações tecnológicas

A obrigação da implantação de wi-fi nas rodoviárias dos novos contratos de concessão faz parte de uma das premissas do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, que está sendo intensificada a cada ano: a adoção de novas tecnologias. 

O objetivo é oferecer serviços cada vez melhores, além rodovias mais seguras e que garantam ao usuário uma viagem mais confortável. 

Com isso, São Paulo permanecerá como referência no segmento de concessões rodoviárias. Segundo a Pesquisa CNT 2018, que avalia a malha rodoviária nacional, das 20 melhores rodovias do Brasil, 18 estão em São Paulo e integram o Programa, que é fiscalizado e gerenciado pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Para o monitoramento da malha, os editais preveem a instalação de câmeras em todo o trecho concedido. 

Uma das principais ferramentas da Artesp no acompanhamento da malha concedida é o Centro de Controle de Informações (CCI), que recebe as imagens dessas câmeras de monitoramento, além de informações de outros equipamentos instalados ao longo das rodovias. 

O objetivo é tornar a fiscalização das rodovias mais rápida e eficiente, além de fornecer informações atualizadas e em tempo real sobre as condições da malha concedida.


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