Você sabia? Banco Central possui relatório de todas as suas dívidas oficiais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de dezembro de 2019 às 16:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Saiba como consultar as informações de crédito que o Banco Central tem sobre você ou sua empresa

​Você sabe que é possível verificar as informações que o Banco Central possui sobre você, tais como suas dívidas vencidas, a vencer, limites de crédito e quais instituições financeiras você tem relacionamento?

Essa consulta é feita através do REGISTRATO do BACEN, o nome é uma mistura dos termos Registo e Extrato e pode ser feita pela internet caso o cliente do banco faça uso do internet Banking de qualquer instituição financeira.

Para isso primeiramente a pessoa precisa ir no site do BACEN, http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/home, na guia sistema financeiro nacional selecionar a opção registrato

E então selecionar a opção pessoa física, que fica no fim da página, o acesso pode ser feito pelo link direto http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/p/registratopessoafisica, a partir dai é só seguir os passos da página para obter uma senha e seu cadastro.

O primeiro passo é fornecer informações simples como nome, CPF, primeiro nome da mãe e selecionar qual é o banco que você irá validar a frase de segurança, depois é só copiar a frase que o sistema lhe gera e ir para o site de seu internet banking.

No internet banking a procura pode ser um pouco mais difícil, é necessário localizar a opção “BACEN- autocredenciamento registrato – Validação da Frase de Segurança”, se seu internet banking possui sistema de busca você pode digitar “registrado” e encontrar o que deseja. Se não procure em “outras informações” ou em opções de “conta”.

Vale destacar que é necessário que o cliente tenha registro para fazer operações através do internet banking, sendo que para isso alguns bancos exigem cadastro de chaves de segurança.

Outros bancos exigem outras formas de verificação como uso de cartões específicos, se você não possui esse acesso pode verificar qual procedimento seu banco usa e solicita-lo em sua rede bancária.

Após validar sua chave de segurança você deve retornar para o site do Banco Central e seguir para o terceiro passo que é cadastrar. Nesse momento você irá digitar novamente a frase de segurança que você validou e irá receber sua senha provisória.

Agora é só entrar no sistema, trocar sua senha, o sistema exige que no primeiro acesso a senha seja modificado e então selecionar o relatório que você deseja.

O Registrato fornece dois tipos de relatórios. O SCR – Sistema de Informação de Crédito irá lhe fornecer informações de dívidas que você possui a vencer, vencidas, limites de crédito e prejuízo.

O termo prejuízo consiste no reconhecimento de uma dívida inteira depois do vencimento de no mínimo seis e no máximo 12 parcelas.

Ou seja, ao fim de no mínimo 6 meses e no máximo 1 ano de atraso de alguma parte da operação, a instituição tem que reconhecer todo o valor da operação como prejuízo.

Então é só definir o período, gerar o relatório e ter acesso às informações que se encontram em seu nome. O relatório pode ser resumido ou detalhado.

É possível emitir apenas um relatório por dia e ele fica gravado após ser emitido.


+ Economia