VOCÊ SABE O QUE É USUCAPIÃO?

  • Portal da Justiça
  • Publicado em 8 de agosto de 2018 às 22:05
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Muito se fala da usucapião, mas será que todos realmente sabem o que a usucapião significa?

A usucapião é uma das formas de aquisição da propriedade pela posse prolongada, tanto de bens imóveis quanto de bens móveis.

Existem várias formas para adquirir a propriedade de bens móveis e imóveis, ou seja, não ocorre somente pela compra e venda e posterior registro no cartório de registro de imóveis.

Mas afinal, quais são os requisitos necessários para adquirir a propriedade de um bem pela usucapião? Falaremos dos requisitos no tocante aos bens imóveis, que é mais comum no dia a dia.

O que muitos não sabem é que existem várias espécies de usucapião. Porém, a forma mais comum de usucapião é a “Usucapião Extraordinária”, que é aquela em que uma ou mais pessoas, sem qualquer contrato de compra e venda, tomam posse de um bem imóvel e permanecem lá morando até se tornarem proprietários do referido bem.

Tomando posse de um imóvel e nele permanecendo por mais de 15 anos de forma contínua, sem que exista oposição de outras pessoas, a propriedade deste bem poderá ser adquirida mediante decisão judicial, mesmo que o possuidor não possua contrato de compra e venda, caracterizando assim a Usucapião Extraordinária.

O prazo de 15 anos poderá ser reduzido para 10 anos, se o possuidor utilizar o imóvel como a sua moradia habitual ou se realizar obras ou serviços de caráter produtivo, como por exemplo plantações.

Embora possa parecer um procedimento simples, trata-se de um processo demorado e que demanda muitas provas.

Uma novidade que é importante destacar é sobre a possibilidade de o procedimento da usucapião ocorrer diretamente no Cartório de Registro de Imóveis, ou seja, fora do Poder Judiciário.

O Código de Processo Civil de 2015 trouxe os requisitos necessários para que o procedimento da usucapião ocorra diretamente no Cartório, o que entendemos ser um grande avanço para o Direito.

Rafael Mulé Bianchi

OAB/SP 405.571

[email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada às quintas-feiras.


+ zero